IF HOJE: PIB cresce 1% no primeiro trimestre, puxado pelo setor de serviços

A expectativa de crescimento era de 1,8% em relação ao mesmo período de 2021

Nesta quinta-feira (2), o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulga o PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro do primeiro trimestre de 2022.

O mercado espera uma alta de 1,2% em relação ao último trimestre de 2021, quando o PIB teve ganho de 0,5%, e um crescimento de 1,8% em relação ao primeiro trimestre de 2021, quando a economia ganhou 1,6%.

POR QUE IMPORTA?

O PIB é um dos principais indicadores econômicos do país. Ele é a soma de todos os bens e serviços finais produzidos pelo país, destacando o desempenho de cada um dos setores da economia.

COMO AFETA SEUS INVESTIMENTOS?

Se o PIB vier menor do que o esperado, os ativos brasileiros podem se desvalorizar. Do contrário, a Bolsa de Valores pode subir e o real, ganhar valor ante o dólar.

Fique por dentro:

Jamie Dimon, CEO do J. P. Morgan, alerta sobre ‘furacão’ na economia americana

Jamie Dimon alertou os investidores a se prepararem para um “furacão” econômico, à medida que a economia dos Estados Unidos luta contra uma combinação sem precedentes de desafios, incluindo o aperto da política monetária e a invasão da Ucrânia pela Rússia. “Aquele furacão está logo ali na estrada vindo em nossa direção”, disse o CEO do o J.P. Morgan Chase & Co. em uma conferência patrocinada pela AllianceBernstein Holdings nesta quarta-feira. “Não sabemos se é menor ou o super tempestade Sandy. É melhor você se preparar.”

Lira nomeia relator para projeto que altera política de preços da Petrobras e quer votá-lo hoje

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), nomeou na tarde desta quarta-feira o deputado Arnaldo Jardim (Cidadania-SP) como relator do projeto de lei que altera a política de preços da Petrobras. Ao jornal Valor Econômico, Jardim disse que a proposta deve ser votada logo no plenário, mas alterada para conter apenas regras que deem transparência à formação dos preços da estatal, sem interferir diretamente no valor cobrado sobre os combustíveis.

Para acompanhar hoje:

9h: Brasil – PIB (1º tri)
9h: Brasil – IPP Indústrias de transformação e extrativa (abril)
9h30: EUA – Produtividade (1º tri)
9h30: EUA – Custo unitário da mão-de-obra (1º tri)
9h30: EUA – Pedidos de seguro-desemprego (até 28 de maio)
11h: EUA – Encomendas à indústria (abril)
21h30: Japão – PMI de serviços (maio)

(Com Valor Econômico)