IF HOJE: com quinta retração mensal, indústria brasileira mostra desaceleração da economia

O IBGE informou que o setor manufatureiro do país teve retração de 0,6% em outubro ante setembro

A sexta-feira (3) é marcada por dados dos setores de serviços e indústria no Brasil, nos Estados Unidos, no Reino Unido e na zona do euro. Regularmente, a consultoria IHS Markit divulga o PMI (índice do gerente de compras, na sigla em inglês) Composto, que mensura o nível de atividade industrial e de serviços, apontando contração ou expansão do setor.

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) já informou que a produção industrial do Brasil recuou 0,6% em outubro, sua quinta retração consecutiva. Depois de uma queda de 0,4% em setembro na comparação com agosto, o mercado esperava uma alta de 0,6% no mês passado. Na comparação com outubro de 2020, a estimativa era de recuo de 5% depois de uma retração de 3,9% em setembro em relação ao mesmo mês do ano passado. Essa leitura também ficou pior do que o esperado: a queda de outubro de 2021 antes outubro de 2020 foi de 7,8%.

No ano, o setor ainda acumula um avanço de 5,7%. As retrações recentes significam que, depois de ensaiar uma recuperação quando a vacinação contra a Covid-19 estava se ampliando no país, a indústria brasileira perdeu força.

Por que importa?

Além de mostrar como está o desempenho de setores específicos, os indicadores dão uma ideia aos investidores como está a economia de forma geral. Esses dados atualizados de forma mais frequente e rápida do que indicadores abrangentes como o PIB (Produto Interno Bruto) e o IBC-Br (Índice de Atividade Econômica do Banco Central) ajudam a antecipar mudanças de tendência.

Como afeta os investimentos?

Dados piores do que o esperado devem levar as ações negociadas na Bolsa de Valores brasileira, a B3, a se desvalorizar.

Fique por dentro:

PEC dos Precatórios

As mudanças na PEC (proposta de emenda à Constituição) dos precatórios, que abre espaço para o Auxílio Brasil (substituto do Bolsa Família), devem ser votadas novamente na Câmara dos Deputados apenas em 2022, apontou o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL).

Depois de ser aprovada no Senado, o texto precisa ser reapreciado por deputados dadas as mudanças no projeto feita pelos senadores.

Para conseguir disponibilizar o Auxílio Brasil ainda esse ano, a Câmara irá tentar votar antes apenas os tópicos em comum do texto que não teve mudanças no Senado.

Criptomoedas

O Mercado Pago, plataforma de pagamentos do Mercado Livre, vai passar a aceitar criptomoedas como forma de pagamento. De início, estão disponíveis o uso de bitcoin, ethereum e USDP, com taxa de 2% a cada transação.

Ômicron

Empresas e investidores estão monitorando de perto o avanço da variante ômicron do novo coronavírus pelo mundo. No Brasil, cinco casos foram confirmados até o momento. Embora os sintomas geralmente relatados pelos pacientes infectados sejam leves, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) apontou que o cenário é preocupante porque os países do sul da África, onde a variante foi descoberta, têm baixa cobertura vacinal. Para a agência, o governo brasileiro deveria exigir comprovante de vacinação dos viajantes que estão entrando no país para evitar a disseminação do vírus. Como a ômicron está mantendo as incertezas sobre a Covid-19 alta, a cidade de São Paulo decidiu manter a exigência para o uso de máscaras em lugares abertos e cancelou a tradicional festa de Reveillón na avenida Paulista. O governo estadual reduziu de cinco para quatro meses o prazo para aplicação da dose de reforço nos vacinados.

Para acompanhar hoje:

05h30: Christine Lagarde, presidente do BCE, faz um pronunciamento público

06h: PMI Composto da zona do euro em novembro

06h30: PMI Composto do Reino Unido em novembro

07h: Vendas no varejo da zona do euro em outubro

09h: Produção industrial no Brasil em outubro

10h: PMI Composto do Brasil em novembro

10h30: Desemprego dos EUA em novembro (payroll)

11h45: PMI Composto dos EUA em novembro

Com edição de Denyse Godoy