IF HOJE: dados dos EUA são destaque hoje em meio a temor de alta de juros

Bolsas americanas caíram na quinta (21) após comentários do presidente do BC americano sobre a taxa

(Foto: Robb Miller/Unsplash)

Dados da indústria e do setor de serviços nos Estados Unidos em março são o destaque desta sexta-feira (22). A consultoria IHS Markit divulga a prévia do PMI (índice do gerente de compras, na sigla em inglês) de ambos os setores pela manhã.

Na quinta (21), quando o mercado financeiro brasileiro estava fechado devido ao feriado de Tiradentes, as Bolsas americanas sofreram fortes quedas após Jerome Powell, presidente do Fed (Federal Reserve, o banco central americano), sinalizar que a autoridade monetária deve acelerar a elevação dos juros no país. Powell disse que um aumento de 0,5 ponto percentual da taxa de juros, para entre 0,75%-1% ao ano, “está na mesa” da reunião do comitê de política monetária que acontece em maio.

A Bolsa de Nova York recuou 1,05%, o índice S&P 500 caiu 1,48%, e a Bolsa de tecnologia Nasdaq perdeu 2,07%.

Por que importa?

O índice PMI mensura o nível de atividade de cada segmento da economia, apontando contração ou expansão do setor e deve afetar o comportamento dos ativos neste pregão.

Como impacta seus investimentos?

Se os índices vierem fora do esperado, eles devem mexer com as Bolsas de Valores mundo afora, especialmente a americana. Caso os setores tenham sofrido contração no mês passado, o mercado pode precificar um ciclo menor de aumento de juros, o que tenderia a beneficiar ativos de risco. Se os setores tiverem um crescimento acima do esperado, devem ser precificados juros mais altos para a economia americana, prejudicando ações e beneficiando o dólar.

Fique por dentro:

Netflix tem mais um dia amargo em NY e acumula perdas de 40%

As ações da Netflix tiveram mais um dia amargo em Nova York, acumulando perdas de quase 40% desde que a companhia divulgou os resultados financeiros e operacionais do primeiro trimestre de 2022, na terça-feira, após o encerramento do pregão. Os papéis chegaram a cair 6,5% ao longo do dia, mas há pouco, recuavam perto de 2%, acima de US$ 221, menor valor desde janeiro de 2018. O volume financeiro passava dos US$ 46,1 milhões, mais de 400% acima da média do montante negociado nos últimos 65 dias. Apesar da alta nas receitas, a plataforma de streaming reportou queda nos lucros e na base de assinantes, o que assustou o mercado. Enquanto esperava-se uma adição de 2,5 milhões de assinaturas entre janeiro e março, houve queda de 200 mil assinantes.

Devastação de Mariupol pela Rússia destrói 45% da produção de aço da Ucrânia

Quase metade da produção de aço da Ucrânia está comprometida pela guerra, sem condições de ser reativada tão cedo, em apenas uma cidade do país. Duas usinas — Ilyich e Azovstal — estão virando escombros na cidade portuária de Mariupol, que foi atacada e devastada por intensos bombardeios nestes 60 dias de invasão russa. Hoje, o presidente Vladimir Putin afirmou que conquistou a cidade portuária ucraniana e saudou sua “libertação”, conforme reportagem do “Financial Times”. Ele ordenou que suas forças “bloqueiem” os últimos combatentes ucranianos restantes na siderúrgica de Mariupol (Azovstal), ao alegar sucesso na cidade após uma batalha de dois meses.

Para acompanhar hoje:

10h: discurso de Christine Lagarde, presidente do BCE
10h45: PMI industrial e de serviços dos EUA em abril
11h30: pronunciamento de Bailey, governador do Banco da Inglaterra
12h: reuniões do FMI
20h: confiança do consumidor inglês em abril

(Com Valor Econômico)


Você também pode gostar
Redação IF Publicado em 23.maio.2022 às 10h47
Varíola do macaco: avanço da doença impulsiona ações de farmacêuticas

Presidente dos EUA, Joe Biden, alertou que todos precisam ficar atentos com a alta nos casos ao redor do mundo

Redação IF Publicado em 23.maio.2022 às 09h16
Macy’s pode oferecer pistas sobre força dos gastos do consumidor nos EUA

Investidores monitoram pistas sobre o comportamento da inflação no país

Redação IF Publicado em 20.maio.2022 às 08h16
Bolsas asiáticas fecham em alta após China cortar taxa de juros

Mesmo assim, os investidores seguem atentos à perspectiva de aumento dos juros nos EUA