IF HOJE: ciclo de alta de juros no Brasil caminha para o fim

Segundo o presidente do Banco Central, curva de juros futuros aponta para o fim de elevações na Selic

Segundo o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, a curva de juros futuros brasileira aponta para o fim do ciclo de alta na Selic.

“Há uma grande onda de altas de taxas de juros em diferentes países. Todo mundo está olhando para os Estados Unidos”. Não sabemos como isso vai se desenvolver daqui para a frente. O Brasil foi o país que mais subiu as taxas [de juros]”, disse Campos Neto, apontando também que a inflação sobe globalmente.

O Fed (Federal Reserve, banco central dos EUA) está em um ciclo de redução de estímulos econômicos e deve subir juros em breve. O quanto e por quanto tempo permanece incerto.

De acordo com Campos Neto, o Brasil está perto do pico de inflação. “Nos últimos 15 dias, tivemos alta do preço de petróleo, questões climáticas. Isso já está impactando alimentos”. Ele também se diz preocupado com inflação nos Estados Unidos. “Estamos vendo um pouco de reprecificação no crescimento [mundial], mas para baixo”.

Segundo ele, a melhor maneira de o BC contribuir para com o crescimento é atacar a inflação. “No Brasil, temos uma memória de inflação e é importante que seja reancorada. O Brasil estava em posição de crescimento forte, mas nos últimos meses perdeu força”.

Fique por dentro

Recordes da Covid-19

O Brasil registrou 168.060 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, segundo o levantamento do consórcio de veículos de imprensa feito hoje junto às secretarias estaduais de Saúde, nesta quinta-feira (20). Com isso, a média móvel de casos nos últimos sete dias subiu para 110.442, recorde da pandemia.

Preço da gasolina

O governo federal prepara uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) para reduzir o valor dos combustíveis e da energia elétrica, zerando temporariamente todos os impostos federais destes produtos, uma renúncia fiscal estimada em R$ 57 bilhões.

Netflix em queda

Netflix trouxe uma previsão mais fraca do que o esperado com relação a novos assinantes no início de 2022, desapontando investidores.

Além disso, os números de outubro a dezembro ficaram levemente abaixo das previsões (8,3 milhões de novos clientes, somando 221,8 milhões no total). Analistas esperavam 8,4 milhões de novas assinaturas.

Após a divulgação dos números, as ações da companhia caíram 13% no after market americano.

Serviço bancário

Segundo o ranking de reclamações do Banco Central, o C6 Bank é o que mais recebeu críticas no quarto trimestre de 2021. Em segundo lugar está o BMG. Na terceira posição há um empate entre BTG Pactual e Banco Pan.

Para acompanhar hoje

09h30: discurso de Christine Lagarde, presidente do BCE (Banco Central Europeu)

13h30: discurso de Janet Yellen, secretária de Tesouro dos EUA