IF HOJE: ata do Copom reforça firmeza com juros; setor de serviços se enfraquece

Os dados do setor de serviços que o IBGE vai informar hoje também devem ajudar mercado a calibrar projeções para a inflação e os juros

Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central do Brasil (Foto: Raphael Ribeiro/BCB)

A ata da última reunião do Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central), divulgada nesta terça-feira (14), reforça o discurso firme da autoridade monetária para o enfrentamento à inflação. Na quarta passada, o BC aumentou a taxa básica de juros Selic em 1,5 ponto percentual, para 9,25% ao ano, mostrando uma maior preocupação com as perspectivas para a evolução dos preços no longo prazo.

Em sua decisão, segundo a ata, o BC considerou que as projeções do mercado financeiro para a inflação em 2022 estão acima da meta, que é de 3,5%, e perto da meta para 2023, de 3,25%.

O Copom avisou que prevê mais um aumento de 1,5 ponto percentual na sua próxima reunião, que acontece em 1 e 2 de fevereiro. No entanto, na visão dos investidores, poderia moderar sua estratégia considerando que a atividade econômica está muito fraca. O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) informou hoje que o setor de serviços recuou 1,2% na passagem de setembro para outubro, a segunda taxa negativa consecutiva. Na comparação com outubro de 2020, o volume de serviços avançou 7,5%, a oitava taxa positiva seguida.

Como afeta seus investimentos?

A Selic elevada beneficia investimentos de renda fixa de maneira geral, enquanto deixa as ações brasileiras menos atrativas.

Fique por dentro:

Primeira morte pela ômicron

O primeiro registro de morte devido à variante ômicron do coronavírus foi registrado no Reino Unido nesta segunda-feira (13).

De acordo com dados do domingo (12), o país já detectou 3.137 casos da variantes, que foi identificada em solo britânico pela primeira vez em 27 de novembro. No Brasil, há 11 casos confirmados da nova variante.

PEC dos Precatórios

A aprovação da PEC dos Precatórios segue arrastada. As mudanças na proposta feita pelo Senado serão votadas pela Câmara nesta terça (14).

Na casa, há resistência às alterações feitas por senadores. Outro entrave é o atraso no pagamento das emendas de relator para as bases eleitorais dos deputados, que já atrasa a votação do vale-gás.

Parte da PEC já foi aprovada, adicionando R$ 62,2 bilhões ao Orçamento de 2022. Agora, falta a aprovação do atraso no pagamento dos precatórios, que daria mais R$ 43,8 bilhões ao governo no próximo ano.

Orçamento 2022

Segundo o vice-presidente do Congresso, deputado Marcelo Ramos (PL-AM), o projeto de Lei Orçamentária de 2022 deve ser aprovado na próxima semana, já que os vetos presidenciais serão votados apenas na sexta (17), mesma data que a Comissão Mista de Orçamento irá terminar os relatórios setoriais do Orçamento.

Vagas temporárias

A CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) reduziu a estimativa de contratações para o Natal de 2021 e agora prevê 89,4 mil vagas temporárias, quase 5.000 a menos que na última previsão, de setembro. Segundo o órgão, os juros e a inflação mais altos foram os motivos para a revisão.

INSS 2022

Em 2022, os beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que ganham o piso irão receber o primeiro benefício reajustado entre 25 de janeiro e 7 de fevereiro. Os demais beneficiários receberão primeiro pagamento entre 1º e 7 de fevereiro.

Para acompanhar hoje

8h30: o presidente do BC, Roberto Campos Neto, participa de evento de tecnologia promovido em Brasília junto com o governo da Índia

10h30: índice de preços ao produtor nos EUA em novembro

23h: produção industrial da China em novembro

Com edição de Denyse Godoy


Você também pode gostar
Redação IF Publicado em 17.maio.2022 às 07h26
Freio na economia chinesa deve fazer Brasil crescer menos

Analistas projetam expansão menor em 2023 e inflação global maior, também devido à guerra na Ucrânia e à alta de juros nos EUA

4 min
Redação IF Publicado em 16.maio.2022 às 12h23
Sondagem da XP vê inflação no fim de 2022 maior do que projeção do último Focus

Divulgação do relatório do Banco Central está paralisada por causa da greve dos servidores

2 min
Anne Dias Atualizado em 15.maio.2022 às 07h16
Especialistas reforçam a importância dos ativos atrelados aos juros

Semana agitada pela queda das criptomoedas e migração para a renda fixa

3 min
Manhã Inteligente Publicado em 12.maio.2022 às 12h36
Tesouro Direto em alta, corte nas tarifas de alimentos, Nubank compra criptomoedas

Isabella Carvalho e Caio Camargo falam sobre os assuntos que vão afetar seus investimentos hoje

Anne Dias Atualizado em 11.maio.2022 às 20h04
Juros devem continuar subindo

Ata do Copom é marcada por uma só palavra: "incerteza"

2 min
Redação IF Publicado em 11.maio.2022 às 14h36
5 min
Manhã Inteligente Publicado em 11.maio.2022 às 11h22
Ata do Copom, medidas do governo para frear a inflação e NFTs no Instagram

No Manhã Inteligente, Isabella Carvalho e Victor Vietti falam sobre os assuntos que podem afetar seus investimentos nesta quarta (11)