Grupo Soma mostra capacidade de entregar reviravolta de Hering e expansão de vendas, diz Ativa

Ativa Investimentos tem recomendação de compra para as ações do Grupo Soma, com preço-alvo de R$ 18,40, potencial de alta de 44,4% ante o fechamento de ontem

O Grupo Soma mostrou ganhos de sinergia e eficiência operacional na Hering no segundo trimestre e a Ativa Investimentos está confiante na capacidade da empresa de dar continuidade com a expansão de vendas das marcas do grupo, diz a corretora, em relatório, ao revisar seu modelo.

Os analistas Pedro Serra e Gustavo Costa escrevem que empresa com reorganizou a matriz de fornecimento, diminuiu a ruptura de estoques e de atraso médio de entregas, e ajustou na pirâmide de produtos já refletindo expansão de vendas e ganhos de rentabilidade, mesmo com maior participação de fornecedores terceirizados.

Segundo eles, sem considerar a Hering, o Grupo Soma apresentou crescimento em todas as marcas e elevadas vendas mesmas lojas, refletindo um portfólio de marcas completo e assertivo e demonstrando ganhos de participação de mercado em meio a retomada do varejo físico.

Além disso, a Farm global segue apresentando uma forte expansão com aquisição de clientes e aumento da base ativa e evoluindo com os planos de expansão da marca nos Estados Unidos e na Europa. “Gostamos da execução do seu plano de expansão e dos ajustes realizados na Hering”, dizem, destacando uma avaliação atrativa.

Entre os riscos, eles ressaltam os de execução da reviravolta da Hering e a desaceleração no ritmo de fusões e aquisições após a aquisição da marca, além do acirramento da competição e deterioração do cenário macroeconômico.

A Ativa Investimentos tem recomendação de compra para as ações do Grupo Soma, com preço-alvo de R$ 18,40, potencial de alta de 44,4% ante o fechamento de ontem.