EUA: Inflação anual ao consumidor desacelera a 8,3% em abril

É a primeira desaceleração da taxa anual do CPI em oito meses

O índice de preços ao consumidor nos Estados Unidos (CPI, na sigla em inglês) desacelerou para 8,3% em abril, em base anual, ante alta de 8,5% em março, no mesmo tipo de confronto. A previsão de economistas consultados pelo The Wall Street Journal (WSJ) era de desaceleração maior, para +8,1%.

Ainda assim, trata-se da primeira desaceleração da taxa anual do CPI em oito meses, refletindo a moderação dos preços de energia, que subiram 30,3% em abril em relação a um ano antes. Já os preços de alimentos cresceram 9,4% na mesma comparação, na maior alta anual desde abril de 1981.

Em base mensal, a inflação ao consumidor dos EUA subiu acima do esperado, em +0,3% ante previsão de +0,2%, ainda segundo o WSJ.

No mês, os preços de energia nos EUA caíram 2,7% em relação a março, depois de subir 11,0% no período anterior, enquanto os preços de alimentos avançaram 0,9% no mês passado, em base mensal, no décimo sétimo mês consecutivo de aumento. Já o núcleo do CPI, que exclui itens voláteis como alimentos e energia, subiu 0,6% no mês e +6,2% em base anual, ante previsão de +0,4% e +6,0%, nesta ordem.