Empregadores dos EUA adicionaram 431 mil empregos em março

Expectativa do mercado era de geração de 490 mil vagas; taxa de desemprego caiu para 3,6%

O crescimento do emprego nos Estados Unidos (EUA) continuou em um ritmo robusto em março, enquanto a taxa de desemprego caiu. Sinais de que o mercado de trabalho está crescendo à medida que a pandemia de Covid-19 recua e mais trabalhadores retornam à força de trabalho.

Os empregadores nos Estados Unidos criaram 431.000 empregos em março. A taxa de desemprego caiu para 3,6%, ante 3,8% no mês anterior, informou o Departamento do Trabalho nesta sexta-feira. O relatório marcou o 11º mês consecutivo de ganhos de empregos acima de 400.000, o mais longo período de crescimento em registros que remontam a 1939.

A taxa de desemprego está se aproximando rapidamente da taxa pré-pandêmica de fevereiro de 2020 de 3,5%, que foi uma baixa de 50 anos.

Os casos de Covid-19 da variante Omicron diminuíram acentuadamente desde o final de janeiro, estimulando mais consumidores a reservar passagens de avião, ficar em hotéis e jantar fora. Os empregadores estão com fome de contratar trabalhadores para atender a esse aumento na demanda.

Houve quase 11,3 milhões de vagas de emprego em fevereiro, um pouco abaixo do recorde de 11,4 milhões de dezembro, informou o Departamento do Trabalho na terça-feira (29).