‘É uma teoria idiota’, diz Bill Gates, criador da Microsoft, sobre criptomoedas e NFT

'É claro que imagens digitais caríssimas de macacos entediados vão melhorar o mundo', ironiza o bilionário citando os Bored Apes

Gates, criador da Microsoft, ironizou os ‘Bored Apes’ Arte/O GLOBO

O bilionário Bill Gates, criador da Microsoft, repudiou projetos de criptomoedas, como tokens não fungíveis, classificando-os como fraudes “com base na teoria do mais tolo” em uma conferência climática na terça-feira, revivendo críticas anteriores aos ativos digitais.

“É claro que imagens digitais caríssimas de macacos entediados vão melhorar imensamente o mundo”, ironizou o bilionário citando os ‘Bored Apes’ enquanto discursava em um evento em Berkeley, Califórnia, organizado pelo TechCrunch.

Gates ressaltou que não está comprado nem vendido em ativos digitais.

O criador da Microsoft já criticou a criptomoeda antes, discutindo no ano passado com Elon Musk, o homem mais rico do mundo, sobre se o Bitcoin é muito arriscado para investidores de varejo e os danos ambientais causados pela mineração de criptoativos.

Falando na terça-feira como fundador da Breakthrough Energy Ventures, o fundo focado em investimentos de impacto na melhoria do clima e do meio ambiente, que ele fundou em 2015, Gates observou a dificuldade de recrutar engenheiros do Vale do Silício para trabalhar em setores como produtos químicos e produção de aço que precisam de menores emissões de gases de efeito estufa.

A Breakthrough Energy Ventures tem como um de seus patrocinadores Michael Bloomberg, fundador e proprietário majoritário da Bloomberg.

O Bitcoin despencou mais de 15% na segunda-feira e outros 5,4% na terça-feira, parte de uma venda mais ampla de criptomoedas alimentada pela inflação mais alta do que a prevista nos EUA e pela interrupção dos saques pela plataforma de empréstimos Celsius.

Coleções populares de NFT, incluindo o Bored Ape Yacht Club (BAYC), favorito das celebridades, também estão sendo duramente atingidas.

Gates também defendeu os esforços bancários digitais que ele apoiou por meio de suas fundações filantrópicas, que descreveu como “centenas de vezes mais eficientes” do que as criptomoedas.

Com informações da Bloomberg.

Você também pode gostar
Redação IF Atualizado em 27.jun.2022 às 10h27
Criptomoedas retomam patamar de US$ 1 trilhão com ganhos do ether e bitcoin

Aversão ao risco devido ao temor de inflação global e juros em alta arrefeceu um pouco

Redação IF Publicado em 27.jun.2022 às 08h44
IF Hoje: Indicadores da atividade econômica nos EUA são destaque

No Brasil, atenções estão no risco fiscal e na mudança de gestão na Petrobras

Valor Econômico Publicado em 27.jun.2022 às 07h48
Risco-Brasil aumenta e ativos locais têm piora com discussão fiscal

Medidas em debate para mitigar alta dos combustíveis geram desconfiança entre investidores

íon Itaú Publicado em 25.jun.2022 às 09h00
5 Frases de Star Wars para você se tornar um ‘Jedi dos investimentos’

Nas falas dos personagens da franquia, é possível identificar lições financeiras – e a gente te mostra como