Dow Jones atinge nível mais baixo desde janeiro de 2021; S&P 500 e Nasdaq operam em ‘Bear market’

Mercado de ações dos EUA cai e reverte os ganhos de quarta-feira

(Foto: Morina/Pexels)

O Dow Jones, um dos principais índices de referência para o mercado de ações nos EUA, caiu abaixo de 30 mil pontos nesta quinta-feira, com os investidores temendo que a abordagem mais agressiva do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) em relação à inflação leve a economia norte americana a uma recessão.

Embora a fronteira dos 30 mil pontos não seja necessariamente um nível técnico para o Dow Jones, esses limites redondos de 1.000 pontos são vistos por analistas em Wall Street como níveis psicológicos fundamentais para o mercado. Quando são quebrados, de forma negativa, geram o efeito de perda de confiança dos investidores e agentes financeiros em relação aos mercados.

O Dow havia se recuperado na quarta-feira depois que o Fed anunciou seu maior aumento de juros desde 1994. No entanto, o índice reverteu os ganhos hoje, caindo para o nível mais baixo desde janeiro de 2021.

Nesta quinta às 14h40, o Dow caia 2,2%, ou 662 pontos. O S&P 500 caia 3%, enquanto o Nasdaq, índice que reúne as empresas de tecnologia,  caia 3,7%. As três principais referências para o mercado de ações dos EUA abriram a sessão desta quinta-feira com queda de 4,7%, 6% e 6%, respectivamente, em relação ao início da semana, ficando bem abaixo do histórico recente.

O S&P 500 e o Nasdaq operam ambos em território de ‘Bear market’, com queda de cerca de 23% e 34% em relação às máximas históricas de janeiro e novembro, respectivamente. O Dow, por sua vez, está cerca de 19% abaixo de seu recorde intradiário de 5 de janeiro.

“Os investidores e o mercado, em geral, estão perdendo a confiança de que o Fed possa fazer isso (reverter inflação com alta de juros)”, disse à CNBC Ryan Detrick, estrategista-chefe de mercado da LPL Financial. “A verdade é que o Fed deveria ter caminhado de forma mais agressiva – provavelmente começando 9subida de juros) no final do ano passado – e o mercado está percebendo isso.”

O Dow Jones nesta quinta-feira foi negociado abaixo de 30 mil pontos pela primeira vez desde 4 de janeiro de 2021, depois de ultrapassar esse nível pela primeira vez em novembro de 2020. Isso ocorreu com o surgimento de vacinas para combater o Covid-19 e o estímulo maciço do Fed alimentaram um amplo rali do mercado.


Você também pode gostar
Redação IF Publicado em 01.jul.2022 às 18h00
Ibovespa tem sessão de alta liderada por Petrobras e sobe 0,29% na semana

Entre as baixas, se destacaram empresas do setor de minério de ferro devido à preocupação com a retomada da China

Redação IF Publicado em 01.jul.2022 às 15h23
Track&Field anuncia programa de recompra de ações; conheça a estratégia

Muitos motivos levam uma empresa a realizar uma OPA, e você pode ganhar dinheiro com isso

Manhã Inteligente Publicado em 01.jul.2022 às 11h11
Queda generalizada nas Bolsas de Valores do Brasil e EUA, PEC aprovada pelo Senado

Isabella Carvalho e Caio Camargo falam sobre esses e outros assuntos que podem afetar seu bolso nesta sexta (1)

Valor Econômico Publicado em 01.jul.2022 às 08h34
Cenário de recessão pode piorar mercado acionário nos EUA, alerta pesquisador

Noriel Roubini considera como 'perigosamente ingênua' a visão de analistas que a recessão será leve e de curta duração

Redação IF Atualizado em 30.jun.2022 às 18h48
Fleury compra Pardini e se aproxima da Dasa no setor de diagnóstico; fusão não altera perspectiva de crescimento, diz Itaú BBA

As ações da Pardini fecharam com alta de 18,99%, negociadas a R$ 19,99, e as da Fleury subiram 16,10%, cotadas a R$ 16,30