Dólar sobe no exterior, apagando perdas vistas durante a manhã

O dólar se recupera e sobe frente às principais moedas globais

O dólar se recupera e sobe frente às principais moedas globais, apagando as perdas vistas mais cedo, enquanto os investidores continuam tentando reavaliar as perspectivas para a política monetária do Federal Reserve (Fed).

Às 12h15, o índice dólar DXY operava em alta de 0,37%, a 106,966 pontos. O euro recua 0,47% frente ao dólar, cotado a US$ 1,01294, enquanto a libre cede 0,37%, a US$ 1,20001. A moeda americana avança 0,19% frente à japonesa, cotada a 135,225 ienes.

A ata do Fed divulgada na tarde de ontem foi encarada como uma sinalização mais “dovish” do que se esperava – o que em princípio é negativo para o valor do dólar -, mas os investidores parecem reavaliar esta leitura hoje, com uma visão mais mista sobre o que isso significa para a trajetória de juros nos EUA.

Além disso, os investidores seguem atentos às perspectivas para a crise energética na Europa, que pressiona o euro e ajuda a dar suporte ao DXY.

“A disparada nos preços do gás natural dominou a narrativa nos mercados de câmbio nesta semana e o tema de dependência energética sugere que o dólar deve continuar recebendo suporte frente ao euro e ao iene”, diz o ING, em nota. “O coringa em jogo é uma nova desvalorização do yuan, que paira sobre a maior parte das moedas (exceto o dólar), mas muitos presumem que o Banco Popular da China não permitirá que o yuan se deprecie significativamente antes do Congresso Nacional [do Partido Comunista] em novembro”.