BC dos EUA pode precisar aumentar juros de forma mais acelerada
O presidente do Fed, Jerome Powell, comparecerá ao Senado na próxima semana para uma audiência sobre sua nomeação para um segundo mandato como chefe do banco central, e é provável que atualize suas opiniões sobre a economia dos EUA

Os integrantes do Federal Reserve (Fed) sinalizaram um desconforto maior com os níveis elevados de inflação em dezembro, de acordo com a ata da reunião de política monetária, divulgada nesta quarta-feira pelo banco central americano. A inflação mais alta e o fortalecimento da economia poderiam levar a aumentos das taxas de juros mais cedo e mais rápido do que o esperado.
O documento ofereceu mais detalhes sobre a mudança do Fed no mês passado em direção a uma política monetária mais agressiva contra a inflação. Os formuladores de política monetária concordaram em acelerar o fim do programa de compras de títulos – implementado no início da pandemia – e emitiram previsões que anteciparam aumentos somados de 0,75 ponto percentual nos juros durante o ano de 2022.
A ata mostrou que o banco central não apenas debateu um aumento inicial das taxas de juros, mas também se deveria usar um segundo mecanismo para conter a inflação ao permitir que suas alocações em Treasuries e títulos lastreados em hipotecas diminuíssem.
A reunião de dezembro foi realizada quando a contagem de casos de coronavírus começou a aumentar devido à disseminação da variante Ômicron.
As infecções subiram muito rapidamente desde então, e ainda não houve comentários de autoridades do alto escalão do Fed que indicassem se a mudança na situação de saúde alterou seus pontos de vista sobre a política monetária apropriada.
O presidente do Fed, Jerome Powell, comparecerá ao Comitê Bancário do Senado na próxima semana para uma audiência sobre sua nomeação para um segundo mandato de quatro anos como chefe do banco central, e é provável que atualize suas opiniões sobre a economia na ocasião.
Parlamentares do PT entraram com pedido de liminar no STF para suspender o julgamento da privatização da estatal
Lideranças temem prejuízo eleitoral, mas QG político associa estridência à cobrança por mudanças na Petrobras
A redução das medidas de restrição na China favoreceu a das commodities e beneficiou moedas de países exportadores
Empresas de tecnologia e voltadas ao mercado doméstico tiveram um desempenho positivo na sessão
Powell defende que a economia segue forte o suficiente para aguentar os efeitos do aperto monetário
O ETF IB5M11 é renda fixa com foco na proteção de capital
O índice pan-europeu Stoxx Europe 600 fechou em alta de 1,22%
Cronograma do BC prevê início de compartilhamento de investimentos no fim do mês
Austeridade decorre da venda de ações por investidores aflitos pela taxa de juros e desaceleração
Ex-governador irrita cúpula tucana com carta em que ameajudicializar chapa com MDB se não for ele o nome da "terceira via"
Isabella Carvalho e Victor Vietti falam sobre os principais assuntos que podem afetar seus investimentos nesta terça (17)