AB InBev decide vender participação em joint-venture russa

A AB InBev anunciou que decidiu vender sua participação minoritária na joint-venture AB InBev Efes, da Rússia

A AB InBev anunciou hoje que decidiu vender sua participação minoritária na joint-venture AB InBev Efes e está em negociações com a turca Anadolu Efes, para adquirir essa participação.

A solicitação da AB InBev referente à suspensão da licença para produção e venda da Bud na Rússia também fará parte de uma possível transação.

A AB InBev havia anunciado anteriormente que estava perdendo todos os benefícios financeiros como sócio não controlador das operações da joint-venture. Como resultado, a AB InBev deixa de reconhecer os investimentos na AB InBev Efes e reportará uma despesa de depreciação não monetária de US$ 1,1 bilhão dos resultados das associadas como parte de seu anúncio de resultados do primeiro trimestre.

A AB InBev diz que junto com a Anadolu Efes segue dando apoio a seus funcionários, suas famílias e aos esforços de ajuda humanitária na Ucrânia, incluindo apoio financeiro e moradia para os funcionários. Além de doar para ONGs e para a Caritas, a AB InBev está trabalhando em parceria com eles, outras empresas e ONGs locais para fornecer alimentos, cobertores, suprimentos médicos e 3 milhões de latas de água potável para a Ucrânia e áreas vizinhas de ajuda a refugiados.

A companhia também diz que a marca de cerveja ucraniana Chernigivske vendida em outros mercados, como Brasil, Reino Unido e Alemanha, terá todo o lucro das vendas destinado a ajuda humanitária na região do conflito, e para qual a empresa se comprometeu a destinar ao menos US$ 5 milhões.