Dólar tem nova alta e termina o dia acima de R$ 4,91, após dados de uma inflação mais fraca

O movimento refletiu o fortalecimento da moeda americana frente às principais divisas globais

Apesar da volatilidade que marcou a maior parte da sessão, o dólar encerrou o dia com ganho de 0,55%, a R$ 4,9162. O movimento refletiu o fortalecimento da moeda americana frente às principais divisas globais, enquanto os agentes de mercado lá fora avaliavam a decisão do Banco Central Europeu (BCE) divulgada no iníco do dia.

O alívio na inflação foi recebido como boa notícia por vários participantes do mercado — que por meses foram surpreendidos com avanços mais fortes que o esperado nos preços ao consumidor, que tendem a prejudicar o poder de compra da população.

Por outro lado, a leitura de maio reforça a perspectiva de que o Banco Central poderá encerrará seu ciclo de aperto de juros neste mês.

No cenário político, o foco segue nas discussões sobre a proposta apresentada pelo governo para tentar baixar os preços dos combustíveis, em meio às preocupações dos impactos fiscais da medida e dúvidas sobre a reversão da alta dos preços da gasolina e do diesel nas bombas diante de um cenários de preços internacionais do petróleo em alta e câmbio mais pressionado.