Anvisa notifica postos de fronteira para exigirem comprovante de vacinação
De acordo com a agência, algumas situações excepcionais estão sendo avaliadas, como no caso dos viajantes que já estavam em trânsito quando a ordem do STF foi expedida, no sábado (11)

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) notificou hoje todos os postos de fronteira, especialmente de aeroportos, para que seja exigido o comprovante de vacinação para os viajantes que chegam ao Brasil. A medida atende a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal).
“A decisão teve efeito imediato, sem prazo de adequação, e, por isso, exige da Agência a realização de avaliações pontuais, especialmente em relação aos passageiros que já estavam em deslocamento ou em trânsito no momento em que a decisão foi emitida”, diz a agência.
De acordo com a agência, algumas situações excepcionais estão sendo avaliadas, como no caso dos viajantes que já estavam em trânsito quando a ordem do STF foi expedida, no sábado (11), por decisão do ministro Luís Roberto Barroso. O governo federal era contrário à medida.
Na decisão, Barroso afirmou que o comprovante só pode ser dispensado por motivos médicos, caso o viajante venha de país em que comprovadamente não haja vacina disponível ou por razão humanitária excepcional.
A Anvisa informou que iniciou a cobrança do comprovante de vacinação ao mesmo tempo em que realiza as avaliações pontuais para os casos em que o viajante possa ser prejudicado pela mudança de regras.
A agência aguarda, ainda, a edição da portaria interministerial com detalhamento das regras para entrada de viajantes no país, “a fim de que possa realizar as adequações operacionais que se fizerem necessárias”.
Geada pode ter impacto no preço dos alimentos
Presidente da Câmara defende medida como saída para combater a inflação
Isabella Carvalho e Ítalo Martinelli falam sobre os assuntos que podem afetar seus investimentos nesta quinta (19)
Houve recuos nos preços ao produtor, ao consumidor e nos custos da construção
Indicadores da economia dos EUA vão ajudar a balizar as apostas dos investidores nos juros
Se resultado das prévias tucanas não for respeitado, ex-governador de São Paulo deve ir à Justiça
Após aprovação do TCU, objetivo é tentar acelerar o processo e garantir a privatização da empresa até 15 de junho
Venda é apontada por especialistas como essencial para recuperar capacidade de investimento, mas críticos apontam riscos à segurança energética
Preferência por dinheiro vivo coincide com enfraquecimento significativo das expectativas quanto aos lucros das empresas
Governo aguarda aprovação do tribunal para fazer a capitalização da companhia ainda este ano
Secretária do Tesouro americano alertou que os fechamentos na China têm efeito dominó em todo o mundo, e que é preciso ficar atento com os impactos destas medidas