Agenda da semana: 100 dias de Lula, viagem à China e indicadores de inflação mundo afora

China, Brasil, Estados Unidos, Alemanha e Espanha divulgam seus dados de inflação referente ao mês de março

A semana que entra terá dois protagonistas. O presidente Lula e a inflação. O mandatário vai completar 100 dias de governo nesta segunda-feira (10) e no dia seguinte viaja para a China em viagem adiada, já a inflação aparecerá ao longo da semana com dados oficiais de diversos países mundo afora.

Antes de entrar nos principais assuntos, vale lembrar que o mercado irá repercutir somente nesta segunda-feira os dados do mercado de trabalho americano divulgados na sexta-feira (7), que mostrou a abertura de 236 mil novas vagas, desemprego em 3,6% e confirmou a tendência de desaceleração da economia.

Lula III, 100 dias

Em seus primeiros 100 dias do terceiro mandado, Lula se orgulha de ter retomado seus principais programas sociais e elevado o orçamento para o Minha Casa, Minha Vida.

Nesta segunda-feira (10), dia que alcança o marco dos 100 dias, Lula fará uma apresentação de seus principais feitos no período.

Em café com jornalistas na última quinta-feira (6), Lula afirmou que agora vislumbra a estabilidade da economia, como prioridade, cumprimento de metas, credibilidade, estabilidade e previsibilidade.

Sobre os substitutos dos ministros Ricardo Lewandowsky e Rosa Weber, no STF, que se aposentam neste ano, Lula disse ainda que não escolheu os nomes e nem tem compromisso com a indicação de alguém.

Lula viaja

​A visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à China ocorrerá a partir do dia 11, com a partida para o gigante asiático. No dia 12, a comitiva chega à China para ter, nos dias 13 a 15 reuniões e encontros oficiais.

A agenda começará em Xangai e seguirá para Pequim, onde Lula se encontrará com o presidente, XI Jinping e o primeiro-ministro, Li Qiang. A expectativa é pela assinatura de diversos acordos bilaterais e conversas sobre a formação de uma coalizão para negociar a paz na Ucrânia.

No dia 15, Lula voa da China para o emirado de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, onde se encontra com o emir e outras autoridades locais.

Semana da inflação

A matéria assinada por Raphael Coraccini e Leonardo Guimarães traz um guia completo sobre as datas das divulgações e as expectativas do mercado para os dados de inflação a serem divulgados na semana.

Mas para resumir, segunda-feira à noite, China, terça-feira de manhã, Brasil, quarta-feira, Estados Unidos e na sexta-feira, França e Espanha.

Agenda da semana

segunda, 10 de abril

Feriado bancário de Páscoa em toda a Europa além de Hong Kong, África do Sul, Nova Zelândia e Austrália.

Inflação ao consumidor (IPC) e ao produtor (IPP) na China de março que será divulgada à noite.

No Brasil, terá inflação pelo IGP-DI, além da produção de veículos a ser divulgada pela Anfavea, às 9h.

Terça, 11

Brasil – IPCA de março e anual, às 9h.

Europa divulga vendas no varejo de fevereiro e no acumulado de 12 meses.

Quarta, 12

Estados Unidos – IPC de março, anual e seus respectivos núcleos.

Brasil – vendas no varejo de janeiro e anual.

Índia também divulga sua inflação ao consumidor de março e anual.

Estados Unidos também divulga seu relatório de produção, vendas e estoque de petróleo e seus derivados.

Quinta, 13

Reino Unido – PIB de fevereiro

Alemanha – IPC de março

Portugal – IPC de março

Estados Unidos – IPP de março, anual e seus núcleos

Sexta, 14

Feriado na Índia – Dia de Dr. Baba Saheb Ambedkar Jayanti

França – IPC março e 12 meses

Espanha – IPC de março de do acumulado de 12 meses

Argentina – IPC de março e 12 meses, com projeção de 103% no acumulado do ano

Estados Unidos – Vendas no Varejo de março, 12 meses e seus núcleos