- Home
- Onde investir
- Renda fixa
- Dica do especialista: saiba como funcionam os títulos de renda fixa que pagam cupons de juros
Dica do especialista: saiba como funcionam os títulos de renda fixa que pagam cupons de juros
Se você já está um pouco por dentro do mundo dos investimentos, deve ter visto por aí, ou até mesmo adquirido alguns títulos de renda fixa que pagam cupons de juros periodicamente.
Mas, como sempre, é preciso entender direito como esses ativos financeiros funcionam.
E com a ajuda de Lucas Queiroz, estrategista do Research para Pessoa Física do Itaú BBA, a gente te explica um pouco sobre os títulos de renda fixa que pagam cupons de juros.
Então, vamos começar com um exemplo.
Quando a gente empresta dinheiro para alguém, essa pessoa pode nos pagar os juros só no final ou pagar parcelas ao longo do caminho, certo?
“Diante disso, a gente está falando de um investimento como esse segundo caso, ou seja, que vai pagando parcelas ao longo do caminho”, comenta Queiroz.
Títulos de renda fixa que pagam cupons de juros
Mas, de acordo com o especialista, tem uma questão aí.
“Às vezes, a gente contrata um investimento com IPCA+5%. Só que nessa conta já está implícita que você irá reinvestir esses cupons que recebe ao longo do tempo nessa mesma taxa. Se isso não ocorrer, o resultado final pode ser diferente do contratado”, explica.
Mas, como assim?
Ainda segundo Queiroz, você tem esse investimento que te paga IPCA+5%, correto?
No mês seguinte, o produto pagou um cupom de juros. Então, devolveu uma parte do rendimento que você teria no final.
“Só que você não conseguiu reinvestir na mesma taxa, pelo contrário, encontrou uma taxa melhor, de IPCA+7. No outro mês a mesma coisa e assim por diante. O seu retorno ao longo do tempo vai ser até maior do que o IPCA+5”, comenta.
Mas e quem não quer reinvestir?
Nesse caso, ao longo do tempo, a sua rentabilidade vai ser comprometida. Você não terá aquele IPCA+5 que contratou lá no início, por exemplo.
“Então, é muito importante que as pessoas fiquem atentas a isso. Se você não quer ter aquele trabalho, ou então o risco do reinvestimento, opte por títulos que não pagam cupom”, aconselha o especialista.
Para Queiroz, no Tesouro Direto é possível encontrar títulos que pagam cupom e que não pagam cupom.
“Portanto, entenda direitinho qual é o seu objetivo e escolha melhor o seu investimento”, finaliza.
Sobre o nosso Manhã Inteligente
E aí, quer entender e saber tudo o que está acontecendo dentro do cenário econômico e, claro, ainda descobrir diversas dicas sobre finanças?
Então não deixe de assistir o Manhã Inteligente, que acontece de segunda a sexta-feira, aqui no site da Inteligência Financeira e também nas nossas redes sociais (Linkedin e Instagram) e YouTube, sempre às 8h30.
Leia a seguir