Fechar
Como investir em momentos incertos
Em momentos difíceis, dá muito medo de errar nos investimentos. Mas, mantendo a calma, você consegue tomar boas decisões
Dá medo de investir em momentos de incerteza e crise, né? Inflação, pandemia, eleição… Tudo que muda conforme a economia se comporta e acaba afetando a volatilidade dos investimentos.
Comece com calma. Analise a carteira e espere pra ver como a crise impacta de fato, quais são as perspectivas do mercado, entenda bem a relação de risco e retorno… Renda fixa soa mais segura, mas dependendo do contexto, a renda variável abre oportunidades únicas. Estude!
Outra ideia é diversificar. Com o dinheiro em diferentes ativos você fica mais seguro, não corre risco de perder tudo e aumenta as chances de passar pela crise sem grandes perdas.
E olha só: o foco é o longo prazo. Assim as perdas serão recuperadas com o tempo. Tenha paciência e revise seu plano quando preciso. O mercado é cíclico e vamos ter fé que a gente dá a volta por cima.
Veja mais conteúdos da Inteligência Financeira sobre investir em momentos de incerteza:
Vivemos uma fase delicada para os investimentos. A guerra entre Rússia e Ucrânia se mostra uma constante, a gente já entendeu que o preço da gasolina só sobe. A pandemia tem ondas e até lockdowns na China derrubam a bolsa por aqui. Fora a inflação, que está sem freio no mundo todo. Essa conta já está negativa e temos que lembrar de adicionar a eleição presidencial que vem por aí e deve balançar o mercado. O Brasil não é para principiantes, a gente está tentando virar especialista em lidar com as incertezas, e na busca por soluções os fundos multimercados estão aparecendo com frequência.
Aposto que você já ouviu dizer que a renda fixa é um investimento seguro. Mas, por que ele é seguro? Um dos principais motivos é a existência do Fundo Garantidor de Créditos , uma instituição que protege o dinheiro dos investidores e o sistema financeiro brasileiro.
Leia a seguir