Dólar, ações ou renda fixa? Confira as apostas de Fabiano Rios, da Absolute, para ganhar dinheiro em 2024

Fabiano Rios, da Absolute Investimentos, é o entrevistado do mês do PodInvestir, podcast original da Inteligência Financeira

Com um início de ano complicado para os fundos de multimercado, as perspectivas para uma recuperação no segundo semestre de 2024 passam pelas alocações no exterior. Essa, ao menos, é a aposta de Fabiano Rios, sócio-fundador e executivo-chefe da Absolute Investimentos, casa que administra R$ 39 bilhões.

Em entrevista ao PodInvestir, podcast original da Inteligência Financeira, ele traça um cenário de inflação em queda ainda lenta nos Estados Unidos. E manutenção de uma forte atividade econômica nas principais economias do mundo.

Assista abaixo o programa completo no SpotiIfy. Você também pode assistir o PodInvestir nos principais players, assim como no YouTube.

Fabiano Rios: semelhança com boom da empresas de tecnologia

O cenário traçado, diz Fabiano, abre oportunidades para ganhos tanto no mercado acionário, que se beneficia da atividade quente das empresas, quanto na renda fixa.

A classe de crédito privado e títulos soberanos deve se manter atraente, na medida em que os juros não devem cair de maneira sensível dentro de um horizonte de curto e médio prazos.

“Para mim, esse cenário é muito semelhante à década de 90, quando você teve o fenômeno das (empresas de) tecnologia de informação. Eu faço o paralelo disso com a inteligência artificial hoje”, disse Fabiano Rios.

“Foi o momento onde a economia americana cresceu muito forte, onde as bolsas americanas tiveram uma valorização expressiva e onde, dado esse crescimento muito forte, as taxas de juros foram mais altas do que tinham sido no passado recente”, ele afirma.

“Esse é um paralelo que funciona bem com o que eu estou acreditando que acontecerá este ano, neste ciclo”, conclui.

Para Absolute, EUA atraem risco e renda fixa

Fabiano Rios, da Absolute, aponta que esse é um movimento onde os Estados Unidos atraem muito capital.

“Porque as principais empresas estão lá, a economia americana está crescendo forte, o investidor americano não precisa buscar, por exemplo, mercados emergentes para ter retorno”, ele diz.

“Ele (o investidor) tem esse retorno, seja em renda fixa, seja em renda variável lá dentro dos Estados Unidos, então pra que ele vai tomar risco de moeda, risco de fronteira, ele não precisa”, observa Fabiano Rios.

Dólar forte, diz Fabiano Rios

Nas contas do gestor da Absolute, esse é um cenário em que o dólar se mantém forte no mundo.

Leia a seguir

Leia a seguir

“Eu sigo com essa percepção de juro um pouco mais alto no mundo, em todos os países, porque a taxa americana acaba influenciando pela variável de ajuste, que é o câmbio. Então, o dólar forte. E bolsa americana para cima”, conclui.

Entre para o clube do PodInvestir

O PodInvestir é um podcast original da Inteligência Financeira e conversa com os principais nomes do mercado financeiro que operam na região da Faria Lima, em São Paulo, e do Leblon, no Rio.

Nesta página exclusiva, você pode se cadastrar para ter mais benefícios. São eles:

  • Informações em primeira mão: saiba primeiro quem será o gestor ou gestora do próximo PodInvestir.
  • Mande sua pergunta: envie sua questão para os gestores que vão participar do PodInvestir — ela poderá ser respondida no próximo episódio.
  • Receba e compartilhe spoilers: receba em primeira mão os trechos mais quentes do próximo episódio — e mande para os amigos.
  • Bastidores da gravação e extras: tenha acesso a conversas e conteúdos que não vão ao ar — mas são igualmente imperdíveis.
  • Conselhos dos gestores: receba uma orientação adicional a cada episódio.
  • Life style: uma dica sobre um livro, uma série ou um filme que está fazendo a cabeça do pessoal da Faria Lima ou do Leblon.