Ações ou debêntures? Confira o ativo preferido do investidor de R$ 39 bi para cinco anos

Fabiano Rios, da Absolute Investimento, é o entrevistado do mês do PodInvestir, podcast original da Inteligência Financeira

Ações ou debêntures? Em períodos de incerteza, os grandes investidores institucionais preferem traçar horizontes de longo prazo para escolher alocações do que falar sobre o comportamento dos ativos em um período curto de tempo. Fabiano Rios, gestor da Absolute Investimentos, asset com R$ 39 bilhões, também é assim.

Questionado durante o PodInvestir, podcast original da Inteligência Financeira, se, para um período de cinco anos, ele prefere os ativos de renda variável, como as ações da bolsa, ou os hoje em dia celebrados títulos de dívida de empresas, as debêntures, ele não pensa duas vezes para dar a resposta.

“Sem dúvida nenhuma, a bolsa (de valores)”, diz.

Assista abaixo o programa completo no SpotiIfy. Você também pode assistir o PodInvestir nos principais players, assim como no YouTube.

Entre ações e debêntures, a lógica de Fabiano Rios

Para ele, assim, a lógica entre a escolha de ações e debêntures é simples. “Por definição, a bolsa deveria entregar mais do que a renda fixa no longo prazo”, destaca Fabiano Rios, que é sócio-fundador e executivo-chefe da Absolute.

“Então, entre comprar uma debênture de Eletrobrás ou comprar a ação da Eletrobrás (ELET3) num horizonte de cinco anos, eu tenho pouca dúvida de que a ação da Eletrobrás vai entregar um retorno melhor”, afirma.

O gestor faz questão de pontuar que essa se trata de uma opção pessoal, de um investidor profissional, habituado com o risco e com as flutuações do mercado.

“É o Fabiano (quem está falando), com meu apetite de risco, com meu entendimento do produto. Cada um tem que ver o seu entendimento. Tem que falar com seu consultor (de investimentos), quem atende (o investidor) e trocar uma ideia (com ele)”, destaca.

“Agora são cinco anos. O que vai acontecer nos próximos cinco meses? Aí a minha dúvida já aumenta substancialmente. Então, por isso, de novo, acho que a questão de você ter uma alocação diversificada dentro do teu portfólio e do teu patrimônio é super importante”, afirma.

Entre para o clube do PodInvestir

O PodInvestir é um podcast original da Inteligência Financeira e conversa com os principais nomes do mercado financeiro que operam na região da Faria Lima, em São Paulo, e do Leblon, no Rio.

Nesta página exclusiva, você pode se cadastrar para ter mais benefícios. São eles:

  • Informações em primeira mão: saiba primeiro quem será o gestor ou gestora do próximo PodInvestir.
  • Mande sua pergunta: envie sua questão para os gestores que vão participar do PodInvestir — ela poderá ser respondida no próximo episódio.
  • Receba e compartilhe spoilers: receba em primeira mão os trechos mais quentes do próximo episódio — e mande para os amigos.
  • Bastidores da gravação e extras: tenha acesso a conversas e conteúdos que não vão ao ar — mas são igualmente imperdíveis.
  • Conselhos dos gestores: receba uma orientação adicional a cada episódio.
  • Life style: uma dica sobre um livro, uma série ou um filme que está fazendo a cabeça do pessoal da Faria Lima ou do Leblon.

Leia a seguir

Leia a seguir