Fechar
Aposentadoria: Live discute os impactos da ‘revisão da vida toda’
Iago Bolivar e Mara Luquet debatem as regras da aposentadoria oficial e os movimentos do governo nos investimentos para a previdência complementar
Este site usa cookies e dados para fornecer serviços e analisar audiência. Saiba mais
Na live “Papo Inteligente” desta segunda-feira (07), a jornalista Mara Luquet e o analista político e diretor de Análise Digital, Iago Bolívar, abordaram o tema da aposentadoria. Eles discutiram diversos aspectos relevantes, desde as regras da aposentadoria oficial até os impactos dos movimentos do governo nos investimentos para a previdência complementar.
Uma das principais questões em debate no Supremo Tribunal Federal (STF) é a “revisão da vida toda”, que afeta os cálculos dos benefícios dos aposentados.
Trata-se de uma revisão do valor do benefício do aposentado pelo Regime Geral da Previdência, ou seja, pelo INSS. O processo afeta especificamente aposentados que receberam o primeiro benefício do INSS nos últimos dez anos e que trabalhavam antes de 1994.
A “revisão da vida toda” tem consequências para o risco fiscal. Essa discussão tem reflexo nos gastos do governo, afetando toda a economia e o preço dos ativos financeiros, como juros e câmbio. Segundo Iago Bolívar, o desembolso não será imediato se o STF decidir a favor dos aposentados e os pagamentos poderão até mesmo virar precatórios.
Promovida pela Inteligência Financeira, veja a live “Papo Inteligente” completa aqui.
Leia a seguir