Mollica, do Opportunity: daria para Banco Central acelerar passos para cortar Selic

Gestor avalia que BC está sendo conservador ao seguir ritmo de 0,50 na redução dos juros

Fachada da sede do Banco Central, em Brasília (DF). Foto: Adriano Machado/Reuters
Fachada da sede do Banco Central, em Brasília (DF). Foto: Adriano Machado/Reuters

O gestor do Opportunity Total, Marcos Mollica, disse nesta terça-feira (19) achar que o Copom poderia apertar o passo na sua trajetória de cortes da Selic. Segundo ele, o BC parece estar trabalhando para trazer a Selic para um nível próximo de 9%, mas que para chegar a este ponto é muito conservador seguir passos de 0,50 ponto de cortes da taxa de juro a cada reunião.

Mollica, que participou da live “Perspectivas para o Copom”, evento organizado pela Warren Rena, ponderou que está com uma visão mais negativa em relação à atividade econômica porque ela teve um componente forte do agro e que está perdendo o impulso rapidamente.

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Por isso, de acordo com ele, o PIB do último trimestre deverá ser bem fraco.

Do ponto de vista fiscal, segundo o gestor da Opportunity, apesar de o mercado estar com uma visão negativa para frente, é a variação do déficit que importa para impulso fiscal.

Últimas em Selic

“Apesar da visão pessimista do mercado com o fiscal, a gente está saindo de um déficit e em torno de 1,5%, 2% do PIB este ano para déficit, num cenário bastante pessimista, de 1%. Então tem um impulso fiscal negativo. Mas eu acho que o ponto relevante é que ao caminhar para o final do ano passa-se a ter um horizonte que vai bater em 2025”, disse Mollica.

Ainda, segundo o gestor do Opportunity Total, quando se projeta a inflação para 2025, ela está indo para abaixo da meta. Por isso, que na avaliação dele, o nível de orçamento que o BC está trabalhando, não é uma estratégia ótima, é uma estratégia muito lenta.

“Acho que dá para acelerar e uma vez que você acelere nada está escrito em pedra. Se não der certo pode diminuir o passo mais frente e terminar com uma taxa mais alta”, disse mesmo afirmando que no campo da política fiscal há ainda muitas incertezas.

Com informações do Estadão Conteúdo

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


VER MAIS NOTÍCIAS