Banco Central admite problema com o Pix, mas diz que instabilidade já foi resolvida

Banco Central diz que problemas estiveram relacionados a uma medida tomada para ajustar o mecanismo de consulta às chaves

Usuários encontraram o Pix fora do ar na manhã desta quinta-feira (13). “O PIX caiu?”. Esse era o questionamento de muitas pessoas nas redes sociais. Além disso, havia reclamações em plataformas de monitoramento de serviços digitais. O BC reconheceu o problema. Mais tarde, perto das 11h, se manifestou novamente e disse que o sistema havia voltado a funcionar normalmente.

Segundo o Banco Central, o Pix fora do ar esteve relacionado a uma medida tomada pela instituição para resolver um problema no mecanismo de consulta às chaves.

Assim, o BC disse que a instabilidade no PIX foi “momentânea” e o sistema funciona normalmente agora.

“O problema foi resolvido”, disse a autoridade em comunicado.

Anteriormente, ainda antes das 9h, o site DownDetector havia registrado pico de 2.376 notificações de problemas com o Pix.

O DownDetector é um serviço de monitoramento e visualização em tempo real de falhas em serviços variados. A plataforma identifica desde quedas em sistemas de telefonia até falhas em serviços bancários, entre outras instabilidades.

O PIX também teve problemas na última sexta-feira. Então, o BC se manifestou e disse que os sistemas da autoridade monetária “funcionavam normalmente”.

Contudo, “alguns participantes enfrentaram dificuldades de acesso aos sistemas”. Isso estava relacionado a “problemas na Rede do Sistema Financeiro Nacional”.

Leia a seguir