José Múcio Monteiro, na Defesa, deve ser o primeiro ministro anunciado por Lula
Confirmação está prevista para esta quinta-feira, segundo o colunista Lauro Jardim
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pode formalizar oficialmente nesta quinta-feira (8) a indicação do ex-ministro José Múcio Monteiro para comandar o Ministério da Defesa. A informação é do colunista Lauro Jardim, no site do jornal O Globo.
Lula disse inicialmente que só começaria a tornar público o seu ministério depois que fosse diplomado pelo TSE. A cerimônia está prevista para a próxima segunda-feira (12).
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
O que fez o presidente eleito mudar de ideia e antecipar a nomeação para a Defesa? Segundo Jardim, foi a necessidade de Múcio interagir com os Altos Comandos das Forças Armadas. O acerto foi feito em um encontro entre Lula e o próprio Múcio.
A partir do anúncio feito pelo petista, o futuro ministro já poderá procurar os comandantes das três forças para definir os nomes dos seus sucessores.
Últimas em Política
Pelo que está acertado entre os dois, conforme o colunista, não se pretenderá inventar a roda neste terreno. Isso significa que os novos comandantes serão os oficiais mais antigos de cada força, como reza a tradição militar.
Por essa decisão, o novo comandante do Exército será o general Julio Cesar de Arruda, chefe do Departamento de Engenharia e Construção. Para a Marinha irá o almirante Renato Rodrigues Aguiar Freire. E o comandante da Aeronáutica o brigadeiro Marcelo Damasceno. Estes dois últimos ocupam a chefia do estado-Maior de suas Forças.
Quem é José Múcio Monteiro?
Formado em engenharia civil, é ex-presidente do Tribunal de Contas da União (TCU) e ex-ministro das Relações Institucionais (2007-2009).
Foi deputado federal por Pernambuco por cinco mandatos.
Múcio é elogiado pela capacidade de articulação política e visto como alguém que tem bom trânsito junto às Forças Armadas, área em que Lula pode ter mais dificuldades.
Ele seria o primeiro civil no comando da Defesa depois de cinco anos.