- Home
- Mercado financeiro
- Política
- IF Hoje: Clima no mercado internacional é positivo, mas indefinição sobre ministério de Lula pesa
IF Hoje: Clima no mercado internacional é positivo, mas indefinição sobre ministério de Lula pesa
- Mercado americano retorna do feriado de Natal e volta a operar em alta
- Bolsas europeias e asiáticas mantêm tom positivo
- No Brasil, segue indefinição do ministério de Lula
O economista André Lara Resende, um dos pais do Plano Real, recusou o convite para se tornar ministro do Planejamento. Para Simone Tebet (MDB), grande apoiadora da campanha de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno, ainda não se definiu uma vaga na Esplanada – embora o futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad, tenha elogiado as qualidades da senadora para ocupar o Planejamento.
Falta menos de uma semana para o início do novo governo e postos-chave da adminstração seguem vagos, causando desconforto no meio político – o que poderia eventualmente levar a uma perda de apoio no Congresso Nacional – e no mercado financeiro.
A expectativa, agora, é de que o anúncio final seja feito na quarta (28).
O volume de negócios no mercado deve continuar reduzido até o final da semana por causa das festas de final de ano. Não se espera dos investidores grandes mudanças de estratégia neste período.
Bolsas no exterior
Fechada na segunda (26) por causa do Natal, Wall Street retorna ao expediente nesta terça (27). Por volta das 8h30, os índices futuros das Bolsas americanas avançam: o Dow Jones subia 0,46%, o S&P 500 tinha alta de 0,63%, e o da Nasdaq ganhava 0,75%.
As Bolsas asiáticas fecharam em alta e as europeias (exceto a de Londres, ainda fechada pelo feriado de Natal) entravam na segunda metade do pregão subindo também, embaladas por um sentimento otimista sobre 2023.
Nas últimas semanas, o aumento de juros para combater a inflação e o medo de uma recessão desanimaram bastante os investidores nesses mercados. Mas muitos analistas estão se agarrando à esperança de que os aumentos de preços desacelerem, fazendo com que os bancos centrais não precisem elevar muito mais as taxas de juros e dando um alívio para a atividade econômica.
Dados sobre o varejo americano em novembro, que serão divulgados no meio da manhã, devem ajudar a balizar tais expectativas.
Agenda do dia
- 10h30 – EUA: Balança comercial de bens (novembro); nível de estoques do varejo (novembro)
Leia a seguir