Financial Times: Haddad convida estrangeiros a investirem em economia verde no Brasil

Ministro detalhou no jornal o plano de transição ecológica do governo Lula

Em um artigo publicado no jornal Financial Times nesta segunda-feira (18), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, detalhou o plano de transição ecológica do governo e convidou investidores estrangeiros a trazerem recursos para o país.

O ministro ainda ressaltou o compromisso de promover essa transição criando empregos, investindo em inovação e sobre uma “sólida base fiscal e regulatória”.

“Investidores estrangeiros que queiram descarbonizar a sua cadeia de produção e investir em inovação limpa serão muito bem-vindos a nos ajudar a acelerar essa nova fase de desenvolvimento do Brasil. Para além de exportações tradicionais, a produtividade e a inovação serão a chave para reduzir nossas emissões, criando grandes oportunidades de investimento e milhões de empregos de alta qualidade e bem remunerados”, escreveu Haddad.

O ministro destacou que medidas desse plano incluem a regulamentação do mercado de carbono, seguindo o modelo da União Europeia, e lembrou que parte das novas receitas obtidas dessa forma serão alocadas em pesquisa e desenvolvimento.

Citou ainda a recente aprovação do novo arcabouço fiscal – que, segundo ele, assegurou agentes domésticos e internacionais do compromisso do governo de controlar o déficit.

“Agora, queremos reconciliar o crescimento econômico robusto e a mudança social com a proteção ambiental. Procuramos promover uma mudança secular do nosso modelo de desenvolvimento que vá melhorar a nossa posição na economia global”, afirmou Haddad.

Com informações do Estadão Conteúdo