Melhores e piores: CSN (CSNA3) despenca e fecha como a pior da bolsa; Recrusul (RCSL4) e Getninjas (NINJ3) se destacam

Confira as maiores altas e baixas da bolsa nesta sexta (14)

A CSN (CSNA3) puxou as quedas na bolsa nesta sexta-feira (14), caindo mais de 7% no fechamento do pregão. A empresa foi autuada por ter poluído parte do rio que abastece 60% de Belo Horizonte.

A empresa nega que tenha jogado rejeitos no Córrego Fazenda Velha, um dos afluentes do Rio das Velhas, ponto de captação da Copasa.  O governo de Minas Gerais diz que faz, desde o final de março, fiscalização na região por conta do aumento da poluição no sistema de abastecimento.

Minério também impacta

Além disso, a CSN é impactada também pela queda preço do minério de ferro no mercado internacional. Segundo índice Platts, da S&P Global Commodity Insights, o preço do minério com teor de 62% de ferro encerrou o dia em queda de 0,04% em relação ao fechamento da quinta, cotado a US$ 118,90 a tonelada.

No ano, a commodity anota valorização discreta, de pouco mais de 1%, com uma recuperação ainda discreta da China, principal compradora da matéria-prima.

Altas

No campo positivo, destaque para a Recrusul (RCSL4). A empresa tem registrado um forte crescimento na bolsa, tanto nas ações preferenciais quanto nas ordinárias. Desta vez, o destaque ficou por conta das preferenciais, que subiram mais de 20%.

A empresa de reboques e tanques postergou a decisão sobre aumento de capital. Há uma proposta na mesa para colocar mais 120 milhões de ações da empresa no mercado, mas o conselho da empresa prorrogou o chamamento à assembleia geral para um prazo de até 9 meses, a contar do final de março.

Outro destaque é a empresa de tecnologia Getninjas (NINJ3), plataforma conhecida como a Uber dos serviços domésticos de manutenção e limpeza. As ações recuperam valor depois de perdas nos últimos dias, após o fundo Verde Asset Management anunciar redução na participação da empresa.

Melhores ações do dia

  • Recrusul (RCSL4) +21,21%
  • Getninjas (NINJ3) +14,89%
  • Lojas Marisa (AMAR3) +11,68%
  • Dexxos (DEXP4) +6,10%
  • Moura Dubeux (MDNE3) +5,97%

Piores

  • CSN (CSNA3) -7,35%
  • Multilaser (MLAS3) -6,66%
  • Rede D’Or (RDOR) -6,01%
  • Neogrid (NGRD3) -5,51%
  • Alpargatas (ALPA4) -5,12%

*A lista de melhores e piores da bolsa contempla empresas que negociam ações na B3 , dentro ou fora do Ibovespa e outros índices, e que no dia tiveram volume de negociação na casa dos milhões de reais, ou acima disso.

Leia a seguir

Leia a seguir