PIB do Brasil, emprego nos EUA, oferta de ações da Eletrobras

Isabella Carvalho e Caio Camargo falam sobre esses e outros assuntos que podem afetar seus investimentos nesta sexta (1)

O Manhã Inteligente desta segunda (30), fala sobre o PIB do Brasil, o mercado de trabalho nos Estados Unidos e a oferta de ações da Eletrobras. Isabella Carvalho e Caio Camargo falam sobre esses e outros assuntos que podem afetar seus investimentos.

PIB do Brasil fica abaixo da expectativa

O IBGE informou nesta quinta-feira que o PIB do Brasil avançou 1% entre janeiro e março em relação ao último trimestre de 2021. O resultado, apesar de positivo, ficou abaixo da expectativa do mercado, que projetava em média uma alta de 1,2%.

O avanço é o terceiro consecutivo depois do recuo de 0,2% no segundo trimestre de 2021. O crescimento da economia entre janeiro e março deste ano foi puxado pela alta nos serviços, que representam 70% do PIB do país.

EUA criam menos empregos que o previsto

O setor privado dos Estados Unidos criou menos empregos do que o esperado no mês de maio. Segundo o Relatório Nacional de Emprego da ADP divulgado ontem, houve abertura líquida de 128 mil postos de trabalho no mês passado no setor privado.

O mercado esperava uma criação de 300 mil novas vagas. A pesquisa da ADP é considerada uma prévia do relatório de emprego, payroll, dos EUA, que inclui dados do setor público, e será divulgado hoje.

Ações da Eletrobras: trabalhador pode consultar FGTS a partir de hoje

A partir de hoje o trabalhador pode fazer a consulta do valor disponível no aplicativo do FGTS para o investimento e autorizar a instituição administradora escolhida a fazer a reserva. A Caixa já divulgou um passo a passo no site do FGTS, no site da Caixa e nas redes sociais. Para fazer o investimento, há o valor mínimo de R$ 200 reais e máximo de 50% do saldo existente e disponível na conta vinculada do FGTS.