O que é um IPO?
A oferta pública inicial acontece quando uma empresa vende suas ações na Bolsa pela primeira vez. Saiba mais no Glossário IF!
Sabe aquele friozinho na barriga que a gente fica quando vai começar em um novo emprego? A gente quer fazer bonito, mas não sabe muito bem como vai ser o primeiro dia, né? Pois é assim que os sócios e investidores se sentem quando uma empresa estreia na Bolsa de Valores, o chamado IPO.
Oferta pública inicial, também chamado de Initial Public Offering, se você for dos que prefere falar em inglês, são os significados de IPO. Eles dão nome ao processo feito quando uma empresa de capital fechado abre o capital e tem as suas ações vendidas pela primeira vez na Bolsa de Valores. É literalmente a estreia da empresa na Bolsa. Essas operações aqui no Brasil costumam ser bem grandes, atingindo centenas de milhões de reais.
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
IPO faz as empresas terem muitos sócios
Com a entrada na Bolsa, as companhias deixam de ter um dono ou um grupo restrito de sócios e passam a vender suas ações. Ou seja, vender pedacinhos do negócio, passando a ter muitos acionistas, que podem ser fundos ou pessoas físicas. É aquele sentimento de que quando você compra uma ação se sente sócio. De fato, você tem parte do negócio e investe nele por acreditar no sucesso da empresa.
E as empresas que fazem o IPO já são mais experientes, saca? Porque precisa se comprometer a divulgar balanços e seguir regras de transparência e de boas práticas de gestão pra conseguir entrar na Bolsa.
Por que uma empresa decide abrir capital e fazer o IPO?
As empresas querem levantar recursos pra crescer e prosperar, e o IPO também dá liquidez aos sócios que podem vender suas ações pra ganhar dinheiro. Fora a credibilidade. Como o nível de transparência sobre as operações e resultados é maior, a empresa ganha projeção e reconhecimento. Ah, sim, ponto importante: apesar de não ser fácil e caro, o IPO é a maneira mais barata de uma empresa captar dinheiro no mercado.
Um exemplo é o Magazine Luiza, que bombou com os recursos levantados no seu IPO em 2011: investiu na abertura e reforma de lojas, comprou concorrentes, acelerou as entregas, construiu um caixa sustentável e ainda apostou em inovações tecnológicas!
Mas não é fácil e simples assim! Abrir IPO não é sinônimo de ficar rico e prosperar. Pra dar certo, a empresa que planeja o IPO precisa seguir um passo a passo.
Saiba mais sobre o IPO e como ele funciona no Glossário IF!