O setor de planos de saúde encerrou o mês de novembro com 51,5 milhões de usuários, o que representa um incremento de 843,8 mil quando comparado ao mesmo período de 2023 (alta de 1,66%) ou 17 mil em relação a outubro, segundo dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
Entre as grandes operadoras, o Grupo Hapvida perdeu 71,4 mil beneficiários em novembro, impactado pela NotreDame Intermédica que viu uma redução de 50,6 mil. “Nos perguntamos se a fraqueza das adições líquidas da NotreDame Intermédica pode estar de alguma forma relacionada à sua integração de sistema recentemente concluída”, diz trecho de relatório do Citi, assinado por Leandro Bastos e Renan Prata.
Na outra ponta, a Sulamérica lidera entre as grandes operadoras, com incremento de cerca de 36,3 mil novos membros da saúde. Suas concorrentes, a Bradesco Saúde perdeu 21,7 mil usuários e a Porto, ganhou 8,8 mil. A Amil teve ganho de 22,7 mil usuários, em novembro.
Entre as cooperativas médicas, a Unimed Nacional teve queda de 10,1 mil e a Unimed BH ganhou 1,6 mil novos usuários.
Ainda segundo o Citi, o mercado de planos de saúde por adesão continuou apresentando queda, com perda de 16,2 mil usuários.
O mercado de planos odontológicos continua crescendo fim, o crescimento do segmento, com 34,1 milhões de usuários, em novembro, um incremento de 1,9 milhão de novos membros. Considerando a comparação com o mês imediatamente anterior, o aumento foi de 165,9 mil puxado pela OdontoPrev, que teve 37,5 mil adições em novembro.
*Com informações do Valor Econômico
Leia a seguir