Petrobras entra em programa da Nasa para monitorar Margem Equatorial

A Petrobras foi aceita em um programa da agência espacial americana, a Nasa, em parceria com a Organização Indiana de Pesquisa Espacial, para desenvolver e lançar, em 2025, um sistema de coleta de imagens voltado a monitorar o ambiente marinho e costeiro na Margem Equatorial.

Confira os resultados e indicadores da Petrobras e das demais companhias de capital aberto no portal Valor Empresas 360

As imagens da região entre Amapá-Pará-Maranhão serão utilizadas pela (Cenpes), junto com institutos locais.

A tecnologia permitirá o mapeamento periódico de alterações como erosão e deposição de sedimentos na costa, correntes oceânicas, velocidades do vento, localização dos navios e até sinais de petróleo nas águas, informou a estatal em nota.

Segundo a Petrobras, a missão espacial medirá padrões de mudanças nos ecossistemas, superfícies e massas de gelo da Terra, fornecendo informações sobre biomassa, riscos naturais, aumento do nível do mar e águas subterrâneas. Também haverá destaque para os manguezais, ecossistema costeiro importante no contexto das alterações climáticas.

O satélite irá funcionar de maneira constante, com fonte própria de energia, e é capaz de mapear dados mesmo com pouca incidência de luz.

Conforme a Petrobras, o projeto irá disponibilizar informações atualizadas da Margem ”, diz a companhia em nota.

*Com informações do Valor Econômico

Leia a seguir

Leia a seguir