Ministério define metas de atendimento para serviços dos Correios

O Ministério das Comunicações definiu nesta sexta-feira (13) um conjunto de diretrizes e metas para os serviços dos Correios. Na Portaria 15.441/24, publicada no “Diário Oficial da União”, o órgão estabelece critérios a serem buscados pela estatal para universalizar os serviços de atendimento e distribuição postais, além de melhorar a eficiência operacional cumprindo prazos de entrega, índices de satisfação dos clientes e corte na emissão de gases de efeito estufa.

Novos prazos de entrega de objetos

A portaria coloca os índices relacionados à entrega dos objetos postais dentro do prazo a partir de 2025, que deverão ser mantidos até 2028. A empresa deve entregar 93% das cartas e dos cartões-postais em até sete dias. Este índice também é aplicado ao objeto postal “impresso”, mas no prazo de entrega maior de até 15 dias. Encomendas não urgentes devem chegar ao destinatário em até nove dias em 95% dos casos ao longo desse período de quatro anos.

Para o serviço de distribuição postal, o governo definiu metas de atendimento dos distritos com população igual ou superior a 500 habitantes nas modalidades de entrega domiciliar, caixa postal comunitária, entre outras. Os distritos elegíveis devem ser atendidos com serviço de entrega postal no patamar de 96% (2025), 97,5% (2026), 99% (2027) e 100% (2028). Em seu anexo, a portaria ainda fixa metas de emissão de gases de efeito estufa e índices de satisfação dos clientes a serem alcançados no mesmo período.

A norma do ministério destaca que os Correios deverão assegurar que “todo município seja contemplado com pelo menos um canal de atendimento físico”, mas também poderão “fazer parcerias com órgãos e entidades públicos e privados, visando, dentre outros objetivos, à realização do atendimento e da distribuição”.

*Com informações do Valor Econômico

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