Elon Musk sobre votação hoje de seu pacote de remuneração de US$ 46 bi: ‘será aprovado por ampla maioria’

A assembleia anual da Tesla acontece hoje e vota pacote de compensação de Musk e mudança da sede da empresa para o Texas

O diretor-presidente da Tesla, Elon Musk, disse nesta quinta-feira (13) que resultados preliminares da votação de acionistas mostram que as propostas sobre seu pacote de compensação e a mudança da sede da empresa para o Texas estão sendo aprovadas por “ampla maioria”.

Em nota na rede social X, o bilionário incluiu gráficos mostrando que o número de votos a favor para as duas propostas está acima do mínimo necessário para aprovação. A assembleia anual da Tesla acontece hoje, onde os resultados finais serão anunciados oficialmente.

“Obrigado pelo apoio”, escreveu Musk, no antigo Twitter. Até ontem, era incerta a direção que a votação estava indo, uma vez que a Tesla aguardava a votação de grandes fundos, como Vanguard e BlackRock, segundo fontes ouvidas pelo “The Wall Street Journal”. Os votos ainda podem ser mudados até a hora da assembleia.

Compensação atrelada às metas

Originalmente, o pacote de compensação do diretor-presidente da Tesla foi aprovado com 73% dos votos em 2018, mas uma juíza em Delaware o derrubou no início do ano, alegando que seu processo de elaboração foi “profundamente falho” por conta da influência que Musk teve.

O pacote dá a Musk a oportunidade de receber opções de 303 milhões ações da Tesla se a companhia alcançar uma série de metas operacionais e financeiras. Em 2018, quando foi aprovado, tais metas pareciam irreais, com a montadora queimando caixa. Ano passado, essas metas foram alcançadas e Musk ganhou o direito de exercer as opções.

O conselho de administração da Tesla estava há semanas realizando uma campanha com grandes acionistas da companhia ao redor do mundo para ganhar apoio às propostas da assembleia, argumentando que Musk merece ser pago pelo trabalho que ele desempenhou na companhia.

Alguns fundos importantes com posições na montadora e duas consultorias se posicionaram contra a aprovação do pacote de compensação, dizendo que ele é excessivo. Outros acionistas já haviam declarado apoio abertamente ao bilionário e ao conselho da Tesla.

A companhia precisa de maioria simples dos votos em assembleia para aprovar o pacote de compensação de Musk. Já para transferir a incorporação da Tesla de Delaware para o Texas, outro desejo antigo do bilionário, é necessária a maioria de todas as ações em circulação.

Há pouco, as ações da Tesla subiam 5,03% no pré-mercado da Nasdaq, em Nova York.

Com informações do Valor Econômico.

Leia a seguir

Leia a seguir