- Home
- Mercado financeiro
- Negócios
- Quem pode ameaçar o domínio da Apple sobre loja de aplicativos?
Quem pode ameaçar o domínio da Apple sobre loja de aplicativos?
A Apple há muito tempo mantém um controle rígido sobre seu ecossistema do iPhone. Na Europa, seu controle está começando a enfraquecer. A Epic Games, fabricante do “Fortnite”, disse na sexta-feira que está lançando uma loja de aplicativos alternativa para usuários do iPhone na Europa.
O Spotify começou esta semana a direcionar os europeus em seu aplicativo de streaming de música iOS para o site da empresa para se inscreverem em assinaturas, algo que não era permitido anteriormente.
A Apple disse separadamente na quarta-feira que planeja possibilitar que desenvolvedores nos Estados Unidos e em vários outros países ofereçam pagamentos seguros sem contato através de seus próprios aplicativos em iPhones. A Apple havia se comprometido anteriormente a abrir a tecnologia de pagamento sem contato na Europa para resolver um caso antitruste da União Europeia (UE).
As mudanças estão abrindo os dispositivos da Apple para desenvolvedores externos de novas maneiras, permitindo que terceiros contornem elementos de seu controle e, em alguns casos, suas taxas. Eles mostram como uma onda de novas regulamentações, aplicação de leis antitruste e decisões, muitas na Europa, estão destruindo o “jardim murado” de dispositivos e software da Apple.
A Apple há muito argumenta que sua abordagem apoia a privacidade e a segurança dos usuários. Também se tornou uma parte lucrativa do modelo de negócios da empresa. A unidade de serviços da Apple, que inclui a loja de aplicativos, gerou US$ 85,2 bilhões em vendas durante o ano fiscal de 2023, respondendo por cerca de 22% da receita geral.
Loja da Epic Games
A Epic Games disse na sexta-feira que sua nova loja de aplicativos para usuários do iPhone na Europa oferecerá inicialmente três jogos: “Fortnite”, “Fall Guys” e “Rocket League Sideswipe”. Esses jogos também serão disponibilizados por meio de outras lojas de aplicativos alternativas na Europa, começando com uma chamada AltStore, disse a Epic.
A mudança aproveita uma lei recente da UE chamada Lei dos Mercados Digitais, que exige que empresas de tecnologia cumpram regras para aumentar a concorrência em publicidade digital, pesquisa on-line e ecossistemas de aplicativos. A Apple também enfrenta pressão nos Estados Unidos, sendo forçada a permitir que desenvolvedores processem compras fora da loja de aplicativos após o veredito de um processo judicial movido pela Epic.
Iniciativa do Spotify
O Spotify disse que não estava satisfeito com as mudanças que a Apple fez até agora. O Spotify começou a postar informações sobre preços de assinatura em seu aplicativo iOS na quarta-feira depois que a empresa optou por um novo programa que permite que aplicativos de streaming de música informem usuários europeus sobre outras formas de fazer compras.
No entanto, os usuários ainda não podem assinar diretamente o Spotify por meio do aplicativo iOS da empresa ou clicar em um link no aplicativo para comprar uma assinatura porque o Spotify não quer pagar uma comissão à Apple, que considera injusta. A Apple se recusou a comentar sobre as mudanças que o Spotify introduziu esta semana.
Com informações do Valor Econômico
Leia a seguir