Alta dos juros não impede investimentos dos clientes em tecnologia, diz Totvs

O avanço da taxa básica de juros no país não é um impeditivo para que empresas invistam em tecnologia, disse o executivo-chefe da empresa de software Totvs, Dennis Herszkowicz. “Nossos clientes tiveram bom desempenho, de maneira geral, e estão relativamente otimistas, com bom nível de vendas, a maior parte, sem endividamento”, disse o executivo na manhã dessa quinta-feira (13), ao Valor.

“A questão dos juros não é agradável, mas não impede os investimentos que eles buscam fazer”, completou. A Totvs faz teleconferência nesta quinta-feira, para comentar os resultados do quarto trimestre e do ano de 2024.

Herszkowicz disse que os clientes se mantêm resilientes e que está “bastante confiante” com a perspectiva de resultados para este ano.

“Vemos setores que haviam sofrido um pouco mais [em 2024] como varejo e educação, demonstrando certo grau de recuperação”, disse. Ele acrescentou que o agronegócio será “possivelmente melhor do que no ano passado”.

O executivo não comentou sobre avanços em negociações pela empresa de softwares de varejo Linx. Herszkowicz disse que “tudo o que a empresa pode falar será feito por comunicado ao mercado”.

A Linx foi comprada pela Stone, em 2020, após uma disputa com a segue no páreo, ao lado da canadense Constellation e da israelense Nayax.

A Totvs segue interessada em fusões e aquisições, mas Herszkowicz não sinalizou um segmento de mercado específico. “O que mais interessa para nós são negócios de software com grande conhecimento funcional, de segmento da economia que estão crescendo e com perfis de clientes sólidos.”

A companhia também está aumentando seus investimentos em infraestrutura de nuvem própria, por meio do serviço de nuvem privada TCloud, de olho nas demandas de clientes por aplicações de inteligência artificial (IA), informou o executivo, sem relevar os investimentos.

“Nós vemos a demanda por ‘cloud’ acelerando muito por causa de IA e para aproveitar essas aplicações, ter uma base de dados organizada, padronizada e limpa na nuvem é absolutamente essencial”, comentou.

*Com informações do Valor Econômico

Leia a seguir