Sem tempo? Nossa ferramenta de IA resume para você! Clique abaixo para ler
Com a alta da Selic já precificada, o mercado volta atenções para a reforma tributária. A votação do projeto de lei complementar na CCJ pode impactar a alíquota padrão do IVA. O Ibovespa fechou em alta, impulsionado por ações cíclicas, enquanto o dólar caiu 0,58%.
É verdade que uma alta da Selic nesta quarta-feira (11) já está precificada no mercado. Então, o que fica deste morning call é que se deve prestar um pouco mais de atenção em Brasília. Isso por conta de uma votação que pode ser importante envolvendo a reforma tributária.
Assim, de acordo com reportagem da Agência Brasil, o relatório do projeto de lei complementar que regulamenta a reforma tributária já foi lido na Comissão de Constituição e Justiça. É a CCJ. Dessa maneira, como um pedido de vistas adiou a votação, ela deve ocorrer justamente nesta quarta.
Então, o texto apresenta uma série de mudanças. Juntas, elas causam um impacto de 0,13 ponto percentual sobre a alíquota padrão do Imposto sobre Valor Agregado (IVA). Esse imposto cobrado sobre bens e serviços deve ficar entre 25,45% e 27%, segundo dados do Ministério da Fazenda reproduzidos pela Agência Brasil.
Morning call: Copom faz a última reunião do ano
Assim, ao lado da CCJ, o segundo assunto mais importante do dia é obviamente o fim da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom). O colegiado decidirá sobre a nova taxa de juros básica da economia – a Selic.
Pouquíssimos apostar numa alta de 25 pontos-base. E na última semana se reduziu o número de especialistas que acreditam até em uma alta de 0,50 ponto percentual. Então, o mercado se divide mesmo entre alta de 0,75 ponto ou até mesmo de 1 ponto porcentual. Quem destoca um pouco é o Bradesco. O banco acredita que o melhor é manter o ritmo atual de cortes e justifica, conforme relata o editor-assistente Lucas Andrade.
Bem, agora chegou o momento de lembramos como as bolsas de valores fecharam na véspera.
Morning call: fechamento do Ibovespa
Em um dia de alívio dos juros futuros e de baixa liquidez, o Ibovespa ganhou tração com o apoio de ações cíclicas e fechou a sessão em alta de 0,80%, aos 128.228 pontos, oscilando entre os 127.213 pontos e os 128.511 pontos.
Mais uma vez, o volume financeiro do índice ficou em R$ 14 bilhões, o que estaria abaixo da média vista em dezembro. Já na B3, o giro financeiro foi de R$ 19 bilhões.
O sentimento de que a agenda fiscal pode ser destravada na reta final do ano fez os investidores reduzirem o prêmio de risco dos ativos locais.
Wall Street fechou em queda nesta terça-feira pressionado por ações de empresas de tecnologia, principalmente pelos resultados da Oracle, abaixo da estimativa dos investidores, que levou a uma queda de 6,7%.
Os principais índices registravam queda: o Dow Jones registrou perdas de 0,35%, o S&P 500 recuou 0,30% e o Nasdaq caiu 0,25%.
O otimismo em relação à inteligência artificial fez com que as ações da empresa de computação em nuvem subissem acentuadamente este ano mas um balanço abaixo do esperado levou a uma queda expressiva ontem.