- Home
- Mercado financeiro
- Morning Call
- IF Hoje: Sem indicadores importantes, mercado segue de olho em formação de novo governo
IF Hoje: Sem indicadores importantes, mercado segue de olho em formação de novo governo
- Mercados americanos estão fechados nesta segunda-feira (26) por causa do Natal
- Última semana do ano tipicamente tem menor volume de negócios
- Sem a divulgação de indicadores econômicos na agenda, mercado financeiro continua atento à formação do novo ministério
A última semana do ano geralmente é de menos negócios no mercado financeiro. Uma parte dos investidores está de recesso, e, a não ser que algum grande evento aconteça, quem fica evita grandes mudanças de estratégia.
O volume nesta segunda-feira (26) deve ficar especialmente baixo por causa da ausência da divulgação de indicadores econômicos e financeiros que ajudassem os investidores a ajustar suas expectativas. Ademais, Wall Street está fechada ainda devido ao Natal.
No Brasil, embora uma parte da incerteza política já tenha diminuído com a aprovação da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) da Transição na semana passada e a indicação de Fernando Haddad como ministro da Fazenda na nova presidência de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ainda há questões importantes em aberto.
Segundo o blog de Andréia Sadi no G1, Lula considera Simone Tebet (MDB) para o ministério do Planejamento, para completar a trinca da economia com Haddad e o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB), que vai ficar no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio. Também havia rumores de que Lula se encontraria no final de semana com André Lara Resende, um dos criadores do Plano Real, nome respeitado no mercado.
Falta também saber quem vai comandar as empresas estatais. Para a Petrobras, as maiores apostas estão no senador Jean Paul Prates (PT-RN).
No exterior
A maioria dos mercados acionários asiáticos encerraram o pregão desta segunda (26) em alta. A sessão foi marcada pela baixa liquidez, uma vez que parte das Bolsas da Ásia e do Pacífico não operou devido ao feriado do Natal, como na Nova Zelândia, na Austrália e em Hong Kong. Na China, o alívio na política de “Covid zero” segue animando os investidores em ações, mesmo com a perspectiva de aumento de mortes.
As Bolsas europeias que funcionaram nesta segunda (26) fecharam quase estáveis. A de Londres subiu 0,05%, com ações de empresas de commodities em alta e as de tecnologia em baixa, mas encerrou o pregão no horário de almoço. Diversos mercados só voltam da comemoração do Natal no dia 28.
Agenda do dia
- Dia todo – EUA: Mercados fechados (Natal)
- 8h25 – Brasil: Boletim Focus
Leia a seguir