IF HOJE: Debate sobre futuro da Petrobras domina mercado

Ameaças de ingerência política assustam investidores

Palácio Petrobras na Avenida Chile, no Rio de Janeiro (Foto: Getty Images)
Palácio Petrobras na Avenida Chile, no Rio de Janeiro (Foto: Getty Images)

Notícias sobre a Petrobras que saíram durante o final de semana estão no centro das atenções dos investidores nesta segunda-feira (20).

Está avançando no Ministério de Minas e Energia a ideia de fazer a privatização da petrolífera nos mesmos moldes de como foi a da Eletrobras: com uma grande oferta pública das ações do governo, que reduziria, então, sua participação na companhia.

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Indignado com os aumentos dos combustíveis – o mais recente entrou em vigor no sábado –, o presidente Jair Bolsonaro está propondo uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar a Petrobras, uma empresa controlada pelo seu governo, que indicou o seu presidente e a maioria dos conselheiros.

O Congresso Nacional está fazendo eco da proposta.

E também o STF (Supremo Tribunal Federal), somente com o ministro André Mendonça, indicado por Bolsaonaro.

Toda essa ingerência política tende a derrubar o valor da Petrobras na Bolsa de Valores. Para piorar as perspectivas para a empresa no pregão desta segunda (20), o petróleo está em queda no mercado internacional devido ao temor de que a economia mundial esteja entrando em recessão.

Agenda do dia

Segunda-feira (20)

  • Feriado nos EUA (Juneteenth)
  • 9h e 11h – Europa: Christine Lagarde, presidente do Banco Central Europeu, faz pronunciamento
A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.

Mais em Combustíveis


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS