Boletim Focus vê redução no PIB em 2022 e Selic em 11%

Nos dados semanais, Banco Central prevê 9,33% na inflação do país em 2021

Fundos quantitativos, como o Medallion de Jim Simons, se destacam por sua capacidade de minimizar os vieses comportamentais que frequentemente afetam os gestores tradicionais
Fundos quantitativos, como o Medallion de Jim Simons, se destacam por sua capacidade de minimizar os vieses comportamentais que frequentemente afetam os gestores tradicionais

O destaque desta segunda-feira (8) na agenda dos investidores é o boletim Focus. O relatório prevê novos reajustes na taxa básica de juros em 2022 e na inflação deste ano. Os dados divulgados nesta segunda-feira (08) colocam a Selic em 11% no próximo ano, alta de 0,75 ponto percentual se comparado a última pesquisa.

Atualmente, a Selic está em 7,75% e deverá atingir 9,25% na próxima reunião, prevista para dezembro. A medida irá inibir o crescimento econômico para tentar reduzir a inflação do país, que atinge 10,38%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

A pesquisa ainda aponta alta na inflação prevista para 2021. De acordo com o mercado financeiro, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deverá atingir 9,33% neste ano, índice muito acima do centro da meta do BC, que era de 3,75%.

Para 2022, o Banco Central espera uma inflação de 4,63%, muito abaixo do previsto para este ano. Na visão do mercado financeiro, os ajustes monetários feitos pelo BC podem colaborar para esse número ser atingido.

Sobre o PIB de 2022, o boletim Focus traz queda na expectativa. Segundo o mercado, a economia do país deverá crescer 1%, redução de 0,20 ponto percentual se comparado à semana passada. Neste ano, no entanto, o país deverá crescer 4,93%, segundo o mercado financeiro.

Como afeta seus investimentos?

Juros e inflação mais altos beneficiam ativos de renda fixa, em detrimento da renda variável. Títulos atrelados à Selic e ao IPCA podem se valorizar, enquanto ações de empresas brasileiras podem cair.

LEIA MAIS: Semana deverá ser dominada por instabilidade política, inflação e balanços

Fique por dentro

A Bolsa de Valores brasileira vai fechar mais tarde a partir desta segunda. Os horários de negociação vão mudar para acompanhar o fim do horário de verão nos Estados Unidos.

Com isso, o pregão regular da B3 vai até até as 18h (horário de Brasília) e a abertura do mercado continua às 10h. O after-market, por enquanto, fica suspenso.

Para prestar atenção hoje

A Câmara dos Deputados pode começar a analisar os destaques da PEC dos Precatórios, aprovada em primeiro turno na semana passada;

A BB Seguridade divulga deu balanço antes da abertura da Bolsa;

Divulgam balanço após o fechamento da Bolsa:

  • 3Tentos
  • Banco do Brasil
  • Blau Farmacêutica
  • CBA
  • Direcional Engenharia
  • GetNinjas
  • Itaúsa
  • JSL
  • Lojas Quero Quero
  • Petz
  • São Carlos
  • São Martinho
  • Technos
  • YDUQS
A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS