IF Hoje: ‘Super terça’ tem destaque de PIBs e balanços de grandes companhias dos EUA

No esquenta para a chamada 'Super Quarta', França, UE, Itália, Portugal e Canadá divulgam hoje os dados de crescimento de suas economias no ano de 2022

Os mercados terão uma manhã bem agitada nesta terça-feira (31), podendo ser um prenúncio, ou apenas aquecimento, para os dias que virão até o final da semana.

Em termos de indicadores importantes, União Europeia, França, Itália, Portugal e Canadá divulgam a variação de seu Produto Interno Bruto de dezembro de do ano de 2022.

França e Portugal também divulgam seus dados de inflação ao consumidor (IPC) e inflação ao produtor (IPP).

A Alemanha, também pela manhã, irá reportar os indicadores de dezembro e do ano de 2022 em Vendas no Varejo, taxa de desemprego, inflação ao consumidor e o preço de bens importados.

Nos Estados Unidos, estoques de petróleo semanal pela API, às 18h30. Ao longo do dia haverá PMI de Chicago, Preço de Imóveis Composto, Perspectiva para o Setor de Serviços do Texas e dados trabalhistas, como Índice do Custo do Emprego, Salário Mínimo e Benefícios Trabalhistas.

Balanços do dia

Ainda nos EUA, mas olhando para o setor corporativo, haverá a divulgação do balanço do quarto trimestre de grandes e tradicionais empresas. A maioria pela manhã, antes da abertura dos mercados americanos.

Destaque para a fabricante de veículos General Motors, que vem investindo em veículos elétricos para diversificar seu portfólio, dominar novas tecnologias e manter seu status de maior vendedora de carros do país, posto em risco no ano passado pela Toyota.

Além da GM, a rede de fast food McDonald’s vai revelar seus resultados operacionais e financeiros do quarto trimestre. Se houve expansão da rede, de serviços ou de algum produto especificamente. A empresa que administra as lojas da rede no Brasil e na América Latina é outra, chamada Arcos Dorados.

Ainda amanhã, a farmacêutica Pfizer, que ganhou enorme destaque durante a pandemia, com o desenvolvimento e a produção de vacina contra a covid-19, irá revelar seus ganhos.

Por fim, entre os destaques, será a vez da Spotify, empresa de streaming de música bastante conhecida no Brasil e no mundo.

China

O investidor precisa também ficar de olho no vai e vem das commodities, especialmente o minério de ferro e o petróleo, diante do retorno da China ao trabalho.

Os dados divulgados durante a madrugada referentes às pesquisas PMI Composto, PMI Industrial e PMI não-manufatura podem dar uma uma pista da direção a respeito do aquecimento do setor industrial chinês.

Caso esteja aquecido, existe a chance de se aumentar a compra (por parte deles) de commodities de empresas brasileiras, como materiais metálicos, celulose e petróleo.

Política

Como sempre digo, uma declaração pode mudar o humor do mercado, que se enxergar risco, cobrará mais para investir aqui o seu dinheiro.

Hoje o ministro Fernando Haddad participará de evento na Febraban, em São Paulo, acompanhado dos também ministros: Simone Tebet, Esther Dweck, e Carlos Fávaro. Participarão também, Aloisio Mercadante, presidente do BNDES, e Gabriel Galipolo, secretario-executivo da Fazenda.

Último de dia da legislatura eleita em 2018 e véspera da posse dos novos congressistas, eleitos em 2022. Serão 513 deputados eleitos e 27 senadores. A eleição para presidência da Câmara segue aparentemente definida, tamanho o favoritismo de Lira, enquanto no Senado, ganha musculatura a candidatura de Rogério Marinho (PL), que tenta desbancar o atual presidente, Rodrigo Pacheco (PSD).

Mercado ontem

O Ibovespa fechou em queda de 0,41% na segunda-feira (30), aos 111,8 mil pontos, pressionado por ações de empresas ligadas a commodities, do setor bancário e do varejo. O dólar comercial fechou em leve alta de 0,06%, negociado a R$ 5,11.