Mercado ao Vivo

Bolsa de Valores hoje: Acompanhe em tempo real as notícias do Ibovespa no dia 25/04/2025

Veja a cotação do Índice Ibovespa (B3) e do Dólar: gráficos, análises, notícias, fatos relevantes e mais.
Confira as últimas atualizações:
12h37

Lagarde: Processo de desinflação está bem encaminhado e inflação deve se estabilizar em torno da meta de 2%

12h16

Gestora de FIIs Galoppo compra terreno para construção de galpões

12h11

BS2 se une ao Lee Bank para lançar banco digital em mandarim

12h03

Ações da Vale recuam quase 2% após balanço; analistas destacam aumento da dívida líquida expandida

11h19

Crescimento anual do estoque de crédito deve desacelerar para 11,1% em março, diz Febraban

11h16

Bitcoin volta a subir e acumula ganhos de 12% em 7 dias com alívio regulatório e macroeconômico

11h16

EUA: Índice de sentimento do consumidor da Univ. de Michigan cai a 52,2 pontos em abril; consenso: 50,8

11h10

AGENDA DO DIA: IPCA-15 no Brasil e confiança do consumidor nos EUA são destaques

A sessão desta sexta-feira deverá ser marcada pela divulgação da prévia de abril do índice de preços ao consumidor no Brasil (IPCA-15) e também pela divulgação dos dados da confiança do consumidor nos Estados Unidos, pela Universidade de Michigan. Veja mais destaques abaixo.

FGV divulga IPC-S Capitais da terceira quadrissemana de abril – O Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre-FGV) divulga, às 8h, o Índice de Preços ao Consumidor – Semanal (IPC-S) para sete capitais brasileiras da terceira quadrissemana de abril. O IPC-S da segunda quadrissemana de abril de 2025 subiu 0,49%, resultado acima do registrado na última divulgação (0,46%). Com este resultado, o indicador acumula alta de 4,46% nos últimos 12 meses. Três das sete capitais pesquisadas registraram acréscimo em suas taxas de variação: Porto Alegre (de 0,25% para 0,45%), Recife (0,12% para 0,21%) e Rio de Janeiro (0,53% para 0,61%). Tiveram recuo entre os dois períodos Brasília (0,96% para 0,79%), Belo Horizonte (0,38% para 0,35%) e São Paulo (0,59% para 0,56%). Salvador não apresentou variação no índice de 0,25% entre os dois períodos.

FGV anuncia Sondagem da Construção de abril – O Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre-FGV) anuncia, às 8h, a Sondagem Conjuntural do Setor da Construção de abril. O Índice de Confiança da Construção (ICST) do FGV IBRE subiu 0,7 ponto em março, para 95,0 pontos. Na média móvel trimestral, o índice recuou 1,7 ponto. O Índice de Situação Atual (ISA-CST) avançou 0,5 ponto, para 94,2 pontos. Já o Índice de Expectativas (IE-CST) cresceu 0,8 ponto, atingindo 96,0 pontos. O Nuci da Construção recuou 1,1 ponto percentual (p.p.) e foi para 79,5%. O Nucis de Mão de Obra e de Máquinas e Equipamentos caíram 1,5 e 1,2 ponto, para 80,5% e 73,6%, respectivamente.

FGV divulga INCC-M de abril – O Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre-FGV) divulga, às 8h, o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) de abril. O INCC-M desacelerou para 0,38% em março, após registrar alta de 0,51% no mês anterior. A tendência de aumento nos custos do setor de construção é reforçada pela taxa acumulada em 12 meses, que atingiu 7,32%. Esse resultado representa um avanço expressivo em comparação com março de 2024, quando o índice acumulava alta de 3,29% no mesmo período. O grupo de Materiais, Equipamentos e Serviços subiu 0,40% em março, ante 0,45% no mês anterior. A categoria de Materiais e Equipamentos registrou aumento de 0,42% em março, marcando um incremento menor em relação à taxa de 0,43% vista em fevereiro.

IBGE publica IPCA-15 de abril – O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publica, às 9h, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) de abril. O IPCA-15 deve subir 0,42% em abril, segundo mediana de 32 estimativas coletadas pelo Valor Data de instituições financeiras e consultorias. O intervalo das estimativas foi de alta de 0,37% a 0,54%. Em março o IPCA-15 subiu 0,64%. No acumulado em 12 meses até abril, a mediana é de alta de 5,48%, com intervalo entre 5,43% e 5,6%. No mesmo acumulado até março, a inflação foi de 5,26%. A meta de inflação perseguida pelo Banco Central para 2024 é de 3%, com tolerância de 1,5 ponto percentual para baixo ou para cima.

CNI anuncia confiança do empresário por setor de abril – A Confederação Nacional da Indústria (CNI) anuncia, às 10h, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) – Resultados Setoriais – de abril. O Icei Setorial caiu em 19 setores na passagem entre fevereiro e março. Em dez setores, o Icei subiu, o que fez com que três deles passassem de um estado de falta de confiança para um estado de confiança. Dessa forma, o número de setores industriais confiantes caiu de 10 em fevereiro, para 8 em março, enquanto o de setores com falta de confiança subiu de 18 para 21. No cenário por porte, o Icei caiu 1 ponto entre as pequenas indústrias, passando de 47,5 pontos para 46,5 pontos. Isso significa que o pessimismo desses empresários aumentou. Também há falta de confiança entre os empresários das médias empresas, uma vez que o índice permaneceu em 48,7 pontos, abaixo da linha divisória de 50 pontos. Nas grandes indústrias, por sua vez, o indicador ficou praticamente estável (- 0,2 ponto). Agora registra 50,3 pontos, o que demonstra otimismo dos empresários.

Universidade de Michigan expõe confiança do consumidor de abril – A Universidade de Michigan expõe, às 11h (de Brasília), o dado final do índice de confiança do consumidor dos EUA de abril. A leitura anterior foi de 57,0. Expectativa de 50,8.

Baker Hughes expõe sondas em atividade nos EUA na semana – A empresa de serviços Baker Hughes expõe, às 14h (de Brasília), seu levantamento semanal do número de sondas de exploração de petróleo em atividade nos Estados Unidos até 25 de abril.

Lula estará em Roma para funeral do papa Francisco – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarca em Roma às 13h30 (hora local, 8h30 de Brasília) para acompanhar o funeral do papa Francisco, morto na última segunda-feira (21). O sepultamento está previsto para este sábado (26), às 10h.

STF retoma julgamento de cabeleireira – A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) retoma o julgamento de Débora Rodrigues dos Santos, cabeleireira alçada a símbolo da proposta de anistia aos participantes dos atos de 8 de janeiro. Ela pichou a estátua “A Justiça” com os dizeres “perdeu, mané”, em referência a uma frase dita por Luís Roberto Barroso, presidente do STF. O julgamento vai ocorrer no plenário virtual e recomeçará com o voto dos ministros Luiz Fux, que pediu vista.

Haddad reúne-se com presidentes de entidades empresariais – O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, estará em São Paulo, onde, às 10h, recebe o presidente executivo da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), Rodrigo Lopes Sauaia. Às 15h, reúne-se com o presidente do Conselho da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais (Brasscom), Laércio Cosentino.

Galípolo participa de reuniões do FMI em Washington – O presidente do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, está em Washington (EUA), onde participa de reuniões do Fundo Monetário Internacional (FMI) às 7h no horário local. Galípolo está participando das reuniões de primavera organizadas pelo FMI e pelo Banco Mundial nesta semana. Às 11h30, Galípolo se reúne com o vice-chairman da Mastercard, Jon Huntsman, e com o presidente da Mastercard Brasil, Marcelo Tangioni. Às 13h, o compromisso é com a embaixadora do Brasil nos Estados Unidos, Maria Luiza Viotti, e o ministro-conselheiro da embaixadora, Rodrigo Godinho. Às 15h, o presidente do BC participa da reunião “Regulatory Roundtable” promovida pelo Departamento do Tesouro dos Estados Unidos. A última reunião do dia é com representantes do Banco Nacional de Ruanda, como a presidente Soraya Hakuziyaremye, às 17h30.

Diretores do BC participam de reuniões do FMI em Washington – O diretor de Política Econômica do Banco Central, Diogo Guillen, está em Washington, onde participa das reuniões de primavera do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial, das 9h às 11h, horário local, assim como Paulo Picchetti, diretor de Assuntos Internacionais e Gestão de Riscos Corporativos. Picchetti ainda tem outros compromissos, como o café da manhã promovido pelo FMI sobre América do Sul e México às 7h (horário local), e a audiência com investidores organizada pelo Bank of America às 13h. Depois, Picchetti participa da reunião com a presidente do Banco Nacional de Ruanda junto com Galípolo. Os diretores de Fiscalização, Ailton de Aquino Santos; de Regulação, Gilneu Vivan, e de Administração, Rodrigo Teixeira, participa de reunião ordinária do conselho deliberativo da Fundação Banco Central de Previdência Privada (Centrus) das 9h às 12h30. Teixeira ainda se reúne com a jornalista Larissa Garcia, do Marketnews International (MNI) às 17h. Já a diretora de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta, Izabela Correa, tem audiência com o sócio do Warde Advogados, Marcel Mascarenhas, e o sócio Henrique Machado, às 11h15. Posteriormente, às 14h, Correa participa do evento “Anual de Controle e Auditoria Interna e 31 Anos da SFC/CGU “, organizado pela Controladoria Geral da União (CGU). Às 16h30, Correa tem audiência com Maurício Moura, do conselho de administração do PicPay.

Agenda de Mercadante não divulgada – A agenda do presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, não foi divulgada.

25/04/2025 08:10:59

— Valor Econômico

11h10

GIRO DO MERCADO: Taxas de Treasuries caem com apostas em cortes de juros; dólar no exterior ganha força

A maior expectativa por cortes de juros pelo Federal Reserve (Fed) leva os rendimentos de Treasuries para baixo, num contexto de redução de tensões comerciais, o que eleva o dólar no exterior. Por aqui, os investidores reagem ao IPCA-15 levemente acima da mediana das projeções.

Por volta de 10h10, o rendimento da T-note de 10 anos operava em queda de 4,325% no ajuste anterior para 4,276%. O índice DXY – que mede a relação entre o dólar e uma cesta de moedas de países desenvolvidos – avançava 0,29% a 99,66 pontos.

A notícia de que China estaria considerando suspender sua tarifa de 125% sobre algumas importações dos Estados Unidos fortaleceu o dólar no exterior. No mercado local, o dólar ronda a estabilidade contra o real, em queda de 0,04%, cotado a US$ 5,6893.

Já os juros futuros de curto prazo avançavam, com investidores também realizando lucros após perdas fortes nos últimos pregões. A taxa do contrato de Depósito Interfinanceiro (DI) com vencimento de janeiro de 2026 tinha alta de 14,57%, do ajuste anterior, para 14,605%.

25/04/2025 10:17:04

— Valor Econômico

11h10

Estrangeiros acumulam entradas pela 3ª sessão consecutiva e aportes chegam a R$ 1,7 bilhão em 23 de abril

Loading

Receba as principais notícias de economia, investimentos e negócios no seu celular! Inscreva-se no canal da Inteligencia Financeira no WhatsApp agora.

Acompanhe diariamente a cobertura sobre bolsa, dólar e juros a partir das 8 horas.

Sugestões, dúvidas e críticas entre em contato com redacaoif@inteligenciafinanceira.com.br