Eve, da Embraer, já tem encomendas para 795 “carros voadores”

Empresa, liderada por Andre Stein, assinou dois novos contratos para fornecimento dos seus veículos elétricos de decolagem e pouso vertical

Foto: Divulgação
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Com dois novos anúncios, a Eve, empresa de mobilidade aérea urbana (UAM, na sigla em inglês) da Embraer, elevou a 795 o número de pedidos de veículos elétricos de decolagem e pouso vertical, ou eVTOLs, que tem em carteira. Entre o fim de semana e ontem, a empresa, que está na corrida global pelos chamados “carros voadores”, firmou duas parcerias na Austrália que, juntas, compreendem a encomenda de 60 aeronaves.

Com a Sydney Seaplanes, a Eve chegou a um acordo para implantação de operações de táxi aéreo elétrico na região da Grande Sydney, incluindo a encomenda de 50 eVTOLs. A entrega das aeronaves deve ter início em 2026 e a parceria tem como foco apoiar o turismo e a aviação regional na Australia.

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Em nota, a Embraer informou que a parceria acelera o turismo mais sustentável na região da Grande Sydney usando aviação 100% elétrica com emissão zero.

No fim de semana, a Eve já havia anunciado um acordo com a Nautilus Aviation, do grupo Morris e maior operadora de helicópteros do norte da Austrália, para desenvolver o ecossistema de UAM e usar os eVTOLs em pontos que são atrações turísticas de Queensland, incluindo a Grande Barreira de Corais. O acordo compreende a encomenda de 10 aeronaves.

“A tecnologia eVTOL da Eve se integrará perfeitamente à nossa frota anfíbia elétrica para oferecer uma variedade de viagens turísticas e de transporte regional. Esse serviço será um atrativo para o público em geral, o que nos permitirá abrir novas rotas, além do porto e em toda a região da Grande Sydney”, disse em nota o presidente da Sydney ”, disse em nota o presidente da Sydney Seaplanes, Aaron Shaw.

Para o presidente da Eve Urban Air Mobility, Andre Stein, essa região oferece um potencial significativo para operações de mobilidade aérea urbana em escala. “A Eve apoiará esta nova parceria com soluções abrangentes para operações de aeronaves, incluindo soluções de gerenciamento de tráfego aéreo, manutenção, treinamento e outros serviços”, afirmou.

Já a parceria com a Nautilus Aviation, disse o presidente do grupo controlador, Chris Morris, acelera os planos de realizar 100% dos voos panorâmicos sobre a Grande Barreira de Corais com aeronaves elétricas com emissões zero. O grupo pretende alcançar a neutralidade em carbono em todos os seus negócios até 2030.

Com o apelo de serem mais silenciosos e sustentáveis do que os helicópteros, e a custos competitivos, os eVTOLs vão concorrer em um mercado estimado pelo Morgan Stanley em US$ 1 trilhão em 2040, chegando a US$ 9 trilhões na década seguinte.

O potencial de mercado atraiu centenas de startups em todo o mundo – a alemã Lilium já assegurou um acordo com a Azul Linhas Aéreas, que envolve 220 táxis aéreos elétricos -, além de fabricantes tradicionais de aviões, como Embraer, Boeing e Airbus, e de automóveis, caso da GM, com projetos em diferentes fases de desenvolvimento.

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