Programa de renegociação de dívidas Renegocia! tem mais de 3 mil propostas registradas em SP

O Renegocia!, programa nacional de renegociação de dívidas coordenado pelo Procon, recebeu 3.292 pedidos de consumidores no Estado de São Paulo entre os dias 16 de dezembro a 21 de janeiro. Foram 2.977 pedidos da capital e 315 do interior, por meio de 26 Procons municipais conveniados. Os valores renegociados totalizam R$ 21.946.475,99.

As propostas de renegociação apresentadas no âmbito do Renegocia! no Estado de São Paulo são analisadas pelos especialistas do Procon-SP, que avaliam também as condições oferecidas pelos fornecedores, buscando uma solução negociada.

Segundo o Procon-SP, até o momento, 59% dos pedidos de renegociação tiveram uma solução satisfatória para o consumidor e cerca de 40% ainda estão em negociação com as empresas.

O Procon-SP afirma ainda que as empresas que foram mais acionadas pelos consumidores para renegociação de dívidas foram o Itaú Unibanco (202), Bradesco (183), Sabesp (180), Enel Eletropaulo (155) e Nubank (129).

As empresas mais acionadas, no entanto, não constam no ranking daquelas que apresentaram o melhor aproveitamento nas soluções. No caso do Itaú Unibanco, por exemplo, apenas 42% dos pedidos foram sanados, deixando o banco na penúltima colocação, enquanto o Bradesco chegou a 50% de soluções e a Sabesp 44%. Já Nubank e Enel apresentam aproveitamentos melhores, solucionando 63% e 66% dos pedidos de renegociação e ocupando a 13ª e 12ª colocações, respectivamente. A Vivo/Telefônica figurou em primeiro lugar, seguida pela Tim e BMG, as três com 100% de solução.

Ainda conforme o órgão estadual de defesa do consumidor, o perfil dos consumidores que procuraram o Procon-SP e os Procons municipais para auxílio em suas renegociações de dívidas tem entre 31 e 40 anos (31%), seguido por 21 e 30 anos (26%) e entre 41 e 50 anos (20%). As mulheres foram 57% do público e os homens, 43%.

Nos casos em que é diagnosticada uma situação de superendividamento do consumidor, o procedimento é encaminhado para o Núcleo de Atendimento ao Superendividado do Procon-SP, que até agora recebeu 706 casos de consumidores nesta condição.

Instituições financeiras

Entre as empresas que atuam no setor financeiro, aquelas que registraram mais ocorrências de consumidores protocolando pedidos de renegociação foram Itaú Unibanco, com 202 registros; seguido pelo Bradesco, com 182; em terceiro lugar, figura o Nubank (128), em quarto, o Banco do Brasil (124); Caixa Econômica Federal e Santander constam em quinto, ambas com 122.

Dentre estas instituições, apenas a Caixa Econômica Federal figura entre as dez empresas com melhor aproveitamento nas renegociações, com 68% de sucesso, na 10ª colocação.

*Com informações do Valor Econômico

Leia a seguir