Porto tem queda de 2,6% no lucro do 4° trimestre, para R$ 670,8 milhões

A Porto registrou lucro de R$ 670,8 milhões no quarto trimestre, o que representa um recuo de 2,6% ante o apurado no mesmo período de 2023. O índice de retorno (ROAE) ficou em 20,3%, 3,6 pontos percentuais abaixo do apurado um ano antes.

Em termos recorrentes, considerando o efeito positivo da rolagem de dívidas e de baixas de ativos de investimentos e o positivo da participação na Oncoclínicas, houve avanço de 3,1% no lucro, para R$ 710,4 milhões.

As receitas do grupo, que consideram prêmios de seguro retidos e demais receitas, cresceu 14,1%, para R$ 9,83 bilhões. Houve aumento do faturamento nas quatro verticais de atuação da Porto.

Em seguros, o aumento foi de 4%, para R$ 5,6 bilhões. O destaque, segundo a administração da companhia, foi o segmento patrimonial, que avançou 14% e vida, com aumento de 10%.

Em auto, uma das principais forças da Porto, o aumento dos prêmios foi mais contido, de 2%. A frota segurada avançou 1%.

Para 2025, Paulo Kakinoff, diretor-presidente da companhia, espera uma melhora. “A expectativa é de crescimento de um dígito neste ano”, afirmou em entrevista a jornalistas.

Em saúde, a receita cresceu 37%, para R$ 1,86 bilhão. O número de vidas do seguro saúde aumentou 24%, para 675 mil beneficiários. No seguro odonto, o crescimento foi de 27%, para 995 mil pessoas.

Sobre as recentes notícias sobre a venda da unidade de saúde, Kakinoff disse que mantém conversas com fundos que têm interesse na área. “Mantemos tratativas no sentido de entender como esse interesse poderia trazer valor para nós (…) Ainda temos recursos próprios para suportar o crescimento sem acessar o mercado de capitais e transação com fundos”, apontou em entrevista sobre os resultados trimestrais.

No , abaixo da média de mercado, refletindo a evolução da qualidade do crédito.

Na vertical de serviços, a receita somou R$ 641 milhões. Foi o primeiro ano de divulgação dos resultados da unidade. Foram realizados nos três últimos meses do ano passado 1,4 milhão de atendimentos.

*Com informações do Valor Econômico

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