Banco Central adia débito automático no Pix para outubro de 2024

Previsão inicial era de que o serviço entrasse em vigor em abril próximo

Volume de pagamentos via Pix bate recorde -  Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Volume de pagamentos via Pix bate recorde - Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Banco Central adiou a entrada em vigor do Pix Automático, de abril para outubro de 2024.

O regulador atribuiu a decisão à complexidade do produto e ao tempo necessário para que os participantes do sistema se ajustem.

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

O comunicado desta quarta-feira citou ainda “questões organizacionais do BC”, sem dar detalhes.

Nos últimos meses, manifestações de funcionários da autoridade monetária têm causado atraso em uma série de operações do BC.

Últimas em Economia

O serviço, batizado de Pix Automático, permitirá o débito em conta para pagamento de contas como de água, luz e internet, mensalidades escolares, condomínio, plano de saúde, seguros e empréstimos.

O cronograma definitivo prevê a divulgação de todo o arcabouço regulatório em dezembro deste ano e o lançamento pleno em outubro de 2024.

Canal de denúncias

O comunicado mencionou ainda que o BC e as entidades participantes planejam implementar um canal para denúncia para casos de fraude.

“A proposta é que em um primeiro momento seja uma recomendação, podendo no futuro se tornar obrigatório”, diz o documento.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS