OpenAI pretende transformar unidade em uma corporação de benefício público

Essa notícia pode ser positiva para a investidora Microsoft, mas negativa para o titã da tecnologia Elon Musk, que administra sua empresa de IA

A OpenAI anunciou planos para renovar sua estrutura corporativa, indicando que, embora o ano esteja chegando ao fim, a batalha pela inteligência artificial continua.

A empresa, que desenvolveu o chatbot de IA ChatGPT, afirmou que pretende transformar sua atual unidade com fins lucrativos em uma corporação de benefício público, ou PBC na sigla em inglês.

“A PBC é uma estrutura usada por muitas outras empresas que exige que a organização equilibre os interesses dos acionistas, das partes interessadas e do benefício público em suas tomadas de decisão”, escreveu a OpenAI em um post no seu blog.

“Isso nos permitirá levantar o capital necessário com termos convencionais, como outras empresas deste setor”, disseram. A empresa também quer tornar seu segmento sem fins lucrativos sustentável.

As PBCs também são conhecidas como “B-corps”, diferenciando-se das “C-corps”, que são focadas exclusivamente no valor para os acionistas.

Notícia pode ser muito boa para a Microsoft

Essa notícia pode ser positiva para a investidora Microsoft, mas negativa para o titã da tecnologia Elon Musk, que administra sua própria empresa de IA, e para o Google, que provavelmente tem mais a perder com a competição com a OpenAI.

Dito isso, a OpenAI reconheceu que os planos corporativos têm um custo significativo.

“As centenas de bilhões de dólares que grandes empresas estão agora investindo no desenvolvimento de IA mostram o que realmente será necessário para a OpenAI continuar perseguindo sua missão”, escreveu a empresa. “Mais uma vez, precisamos levantar mais capital do que imaginávamos.”

Com informações do Valor Econômico

Leia a seguir

Leia a seguir