Mapfre tem lucro 9,5% maior no Brasil em 2024, com crescimento em vida e ramos elementares

A seguradora Mapfre encerrou 2024 com lucro de 255,1 milhões de euros no Brasil, número 9,5% maior que o registrado no ano anterior. O volume total de prêmios recuou 6,5%, para 4,8 bilhões de euros, impacto pela desvalorização do real. Na moeda local, houve aumento de 1,7%.

Segundo a companhia, os prêmios de seguros de vida e de ramos elementares, conhecidos também como seguros de “property and casualty” (P&C), cresceram 2,2% em moeda local.

O desempenho no país melhorou mesmo com esses segmentos sendo diretamente afetados pela alta dos juros, que reduz a demanda pelos produtos, sobretudo os oferecidos para produtores rurais. “Além disso, o seguro agrícola está sendo afetado pela redução do preço das matérias-primas”, destacou a Mapfre em comunicado sobre os resultados no mundo.

As enchentes no Rio Grande do Sul, que ocorreram entre abril e maio de 2024, foram listadas entre os mais significativos eventos catastróficos do ano. O impacto do desastre foi de 82 milhões de euros, segundo a Mapfre. As tempestades no sudeste da Espanha, em outubro, tiveram um impacto líquido menor, de 34 milhões de euros.

O índice de retorno da Mapfre no Brasil (ROE) melhorou no período, passando de 24,3% para 25,9%, na mesma base de comparação.

Em 2024, a América Latina continuou sendo a maior contribuidora para o lucro global da seguradora. No mundo todo, os prêmios cresceram 4,5%, para 28,1 bilhões de euros. Em moeda constante, o avanço foi de 6,6%. O lucro aumentou 30%, para 902 milhões de euros.

Segundo Antonio Huertas, presidente do conselho e presidente da Mapfre, os resultados foram os melhores da história da empresa e refletem a “ambição de crescimento e a excelência técnica” da companhia.

*Com informações do Valor Econômico

Leia a seguir