IF HOJE: piora na crise da Ucrânia concentra atenção de investidores nesta sexta

Rússia responde à negativa dos EUA e escala tensões

Forças militares ucranianas movem mísseis fabricados pelos EUA em Kiev (Foto: Sergei Supinski/AFP)
Forças militares ucranianas movem mísseis fabricados pelos EUA em Kiev (Foto: Sergei Supinski/AFP)

Explosões e tiros foram ouvidos perto da fronteira da Rússia com a Ucrânia nesta quinta-feira (17), deixando moradores da região apreensivos. Os disparos foram atribuídos a rebeldes separatistas na Rússia, o que pode dar um pretexto para Moscou invadir a Ucrânia. Essa é a estratégia que os Estados Unidos alertam que Vladimir Putin pode usar.

Ao mesmo tempo, o governo de Vladimir Putin reagiu à negativa dos Estados Unidos a uma série de demandas russas que incluíam a garantia de que a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) não se expandiria no leste europeu, retirando suas tropas da região. Após a negativa americana, Moscou indicou que “pode tomar medidas técnico-militares”.

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Para piorar o quadro, o diplomata número 2 da embaixada dos EUA em Moscou, Bart Gorman, foi expulso do país.

Por que importa?

Um conflito entre Rússia e Estados Unidos deixaria toda a Europa em estado de alerta, além de envolver restrições econômicas e energéticas, como sanções por parte dos EUA e cortes no fornecimento do gás por parte dos russos.

Últimas em Economia

Como impacta seus investimentos?

A piora nas tensões envolvendo a Ucrânia aumenta a aversão a risco nos mercados e derruba o preço de ativos arriscados, como ações e moedas emergentes, fortalecendo o dólar e o ouro.

Fique por dentro:

Bolsonaro perde apoio da Faria Lima

Segundo reportagem do jornal Valor Econômico, o desapontamento explícito da equipe da Verde Asset com o governo do presidente Jair Bolsonaro encontra cada vez mais ressonância entre gestores de recursos. Embora as cartas do jogo eleitoral ainda não estejam todas na mesa, há quem avalie que um “remake” do governo atual significaria a depreciação do chamado “kit Brasil” – com desvalorização das ações, do real e alta dos juros de longo prazo. Por isso, em algumas casas, a reeleição é vista como um risco maior que a vitória de qualquer outro candidato que se mostre competitivo.

CMN permite que agentes autônomos atuem como PJ

O Conselho Monetário Nacional (CMN) flexibilizou regra para permitir que agentes autônomos de investimentos (AAI) atuem como pessoas jurídicas. A medida possibilita ainda o ingresso de sócios que não sejam registrados na Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Para entrar em vigor, contudo, ainda precisa haver modificação na Resolução CVM nº 16, de 2021, que regulamenta a atividade dos agentes autônomos de investimento. “A edição de norma pela CVM alterando tal resolução consta da agenda regulatória da Autarquia para o ano de 2022 e aborda ainda outros temas, como a exclusividade de vínculos com intermediários e a transparência de remuneração na cadeia de distribuição de valores mobiliários”, afirmou a pasta.

Covid-19

O Brasil registrou 1.129 mortes por covid-19 na quinta (17), segundo o levantamento do consórcio de veículos de imprensa feito junto às secretarias estaduais de Saúde. Com isso, o total de óbitos pelo novo coronavírus subiu para 641.997.

A média móvel de mortes nos últimos sete dias é de 841 por dia – completando 10 dias acima da marca de 800 –, um aumento de 15% em relação aos casos registrados em 14 dias. De acordo com o balanço fechado às 20h, o número de novos casos conhecidos de covid-19 de quarta pra quinta foi de 129.266, elevando o total de infectados para 27.941.476.

A média móvel de casos do novo coronavírus nos últimos sete dias foi de 116.566 por dia, um recuo de 36% em relação aos casos registrados em 14 dias e completando 30 dias seguidos acima da marca de 100 mil. Apesar disso, o número desta quinta aponta tendência de queda nos casos da doença pelo oitavo dia. O Estado de Rondônia não divulgou seus dados antes das 20h de hoje.

Primeiro autoteste é aprovado no Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nessa quinta (17) o primeiro de registro de autoteste de covid-19 no país. Se trata do Novel Coronavírus Autoteste Antígeno, da CPMH Comércio e Indústria de Produtos Médicos-Hospitalares e Odontológicos.

Para acompanhar hoje:

  • 12h: confiança do consumidor na zona do euro em fevereiro
  • Balanços de: Taesa (TAEE11), Hypera (HYPE3), Banco Mercantil (BMEB3), Cosan (CSAN3), Comgás (CGAS5)

(Com Valor Econômico)

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


VER MAIS NOTÍCIAS