IF HOJE: inflação de março é a maior para o mês desde 1994

A expectativa era que o IPCA, índice oficial do país, subisse 1,28% na comparação mensal

(Foto: Pixabay)
(Foto: Pixabay)

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou na manhã desta sexta-feira (8) o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) relativo ao mês passado. O índice avançou de 1,01% em fevereiro para 1,62% no mês passado. É o maior índice para um mês de março desde 1994, antes da implantação do Plano Real. A expectativa era que a inflação ficasse em 1,28% na comparação mensal.

No acumulado do ano, o IPCA está em 3,2%. Nos 12 meses até março, em 11,3%.

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Por que importa?

O IPCA é o índice oficial da inflação brasileira e guia o Banco Central na condução da política monetária.

Como afeta seus investimentos?

O índice mais alto do que o esperado deve fazer mercado projetar juros maiores para os próximos meses, o que beneficia investimentos de renda fixa pós-fixados em detrimento dos prefixados. As ações na Bolsa de Valores, por outro lado, podem se desvalorizar.

Últimas em Economia

Fique por dentro:

Datafolha: Haddad lidera para o governo de São Paulo, seguido por França e Tarcísio

Pesquisa Datafolha divulgada hoje mostra o ex-prefeito Fernando Haddad (PT) liderando a disputa pelo governo de São Paulo. Haddad tem 29% das intenções de voto, seguido pelo ex-governador Márcio França (PSB), com 20%. Na sequência, aparecem Tarcísio de Freitas (Republicanos), com 10%, e o governador Rodrigo Garcia (PSDB), com 6%. Considerando a margem de erro de dois pontos para mais ou para menos, Tarcísio e Garcia estão empatados no limite da margem.

China suspende três frigoríficos, de JBS, Marfrig e Zanchetta por uma semana

A Administração Geral das Alfândegas da China (GACC, na sigla em inglês) anunciou hoje (7/4), em comunicado em seu site, a decisão de suspender as importações de dois frigoríficos brasileiros de carne bovina e um dedicado à produção de carne de frango. Segundo o órgão, a medida entrará em vigor nesta sexta-feira e valerá por uma semana.

As autoridades chinesas não informaram por que decidiram adotar a medida. Desde o início da pandemia, a GACC vem impondo suspensões a frigoríficos do Brasil e também de outros países, nem sempre detalhando os motivos para a ação. Em alguns casos, a medida teria sido adotada de maneira preventiva, após testes de covid-19 nas cargas darem resultado positivo para covid-19 – ainda que não haja evidências da contaminação com o novo coronavírus a partir da ingestão de alimentos.

Brasil registra 1º caso da subvariante ômicron XE do coronavírus

O Brasil registrou o primeiro caso de covid-19 provocada pela subvariante ômicron XE, potencialmente mais transmissível que outras da mesma cepa. O laudo, ao qual o jornal O Globo teve acesso com exclusividade, mostra que o paciente é um homem de 39 anos, que mora na capital paulista. O Instituto Butantan fez a identificação da sublinhagem a partir do sequenciamento genômico. A amostra foi coletada em 7 de março. O caso é importado, isto é, veio de outro país, com “provável origem” da África do Sul, mostra o laudo. Outro documento, também obtido pelo Globo, mostra que o Butantan notificou a Rede Cievs nesta quarta-feira (6) e que o paciente tem esquema vacinal completo.

Para acompanhar hoje:

8h: 1ª prévia do IGP-M de abril
9h: IPCA de março
9h: produção industrial regional do Brasil em fevereiro
11h: vendas no atacado dos EUA em fevereiro

(Com Valor Econômico)

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.

Mais em Inflação


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS