IF HOJE: Inflação pelo IPCA sobe para 10,06% em 2021 e é a maior desde 2015

O mercado esperava uma alta de 9,97% no acumulado do ano

Foto: Pixabay
Foto: Pixabay

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou na manhã desta terça-feira (11) que o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) ficou em 0,73% em dezembro e em 10,06% em 2021 como um todo. Os valores superaram as previsões: o mercado esperava uma alta de 0,65% do IPCA em dezembro e de 9,97% no acumulado de 2021.

É a primeira vez desde 2015 que a inflação anual do país chega a dois dígitos.

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Segundo o IPCA, a elevação de preços está disseminada por toda a economia. A maior inflação em dezembro foi observada no grupo vestuário (2,06%), que acelerou em relação a novembro (0,95%). O grupo alimentação e bebidas teve alta de 0,84% e o maior impacto no índice do mês, de 0,17 ponto percentual. A elevação de preços em habitação foi de 0,74%, a de transportes, de 0,58%, e a de saúde e cuidados pessoais, de 0,75%.

No índice anual, o que mais encareceu foi o transporte, com uma alta de 21,03% impulsionada pelos combustíveis, que subiram 49,02% ao longo de 2021. A gasolina disparou 47,49%, e o etanol, 62,23%. O resultado do grupo também foi impactado pela alta de preços dos automóveis novos (16,16%) e usados (15,05%), principalmente no segundo semestre do ano. As passagens aéreas subiram 17,59% e as tarifas do transporte por aplicativo avançaram 33,75% em 2021.

Últimas em Economia

Por que importa?

O IPCA é a inflação oficial do país, utilizada na correção de preços ao consumidor e contratos. O resultado do índice em 2021 deve ser sentido no bolso do brasileiro no início de 2022.

Como impacta seus investimentos?

O IPCA acima do esperado deve fazer o mercado financeiro prever juros mais altos, o que prejudica ativos de renda variável.

Fique por dentro:

Ômicron e desfalque nos serviços

O Brasil registrou 34.215 novos casos conhecidos de Covid-19 nas 24 horas entre domingo (9) e segunda-feira (10). Assim, a média móvel de casos nos últimos sete dias subiu para 36.227, a maior registrada desde 29 de julho do ano passado. Ante a média de 14 dias atrás, a variação foi de +617%. Essa rápida disseminação da variante ômicron está desfalcando as empresas prestadoras de serviços, que precisam afastar os funcionários doentes. Os setores mais atingidos são os de restaurantes, transporte aéreo e turismo, além dos próprios hospitais e clínicas médicas.

IPVA em São Paulo

O IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) de São Paulo já começou a vencer nesta segunda (10) para quem quer pagar o imposto à vista com desconto de 9%. O prazo se encerrou para veículos com final de placa 1. Nesta terça (11), vence o pagamento à vista para a placa que termina em 2, e assim por diante, até o dia 21 de janeiro com a placa 0.

Caso o motorista perca o prazo, ainda é possível ter desconto em fevereiro, de 5%. Caso opte por parcelar, serão cinco faturas.

Chuvas em Minas

As fortes chuvas em Minas Gerais levaram as mineradoras Vale, CSN e Usiminas a pararem operações na região. A mina de minério de ferro Pau Branco em Nova Lima (MG), operada pela companhia francesa Vallourec, foi interditada depois que um dique, transbordou.

O retorno à normalidade depende das chuvas nos próximos dias. Segundo a previsão meteorológica, deve continuar chovendo intensamente no estado.

Covid-19

A atual onda de Covid-19 que assola o Brasil levou as companhias aéreas Azul e Latam a cancelarem 528 voos dado o afastamento de integrantes da tripulação em licença médica. A Gol disse que não precisou cancelar voos.

Juros nos EUA

O banco americano Goldman Sachs passou a projetar quatro aumentos de juros nos Estados Unidos neste ano, com redução de demais estímulos do Fed (banco central americano) em julho. Quase todos os grandes bancos esperam uma forte mudança na política monetária dos EUA em 2022, o que pode impactar negativamente o Brasil.

Para acompanhar hoje:

09h: IPCA de dezembro e de 2021

12h: Jerome Powell, presidente do Fed (Federal Reserve, o banco central americano) dá depoimento ao Senado dos Estados Unidos. Deve traçar um panorama da economia do país neste momento

22h30: inflação na China em dezembro e em 2021

Com edição de Denyse Godoy

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.

Mais em Inflação


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS